Quinta-feira, 25 de maio de 2023 - 15h16
O Estação Turismo - Identidade Beradeira já recebeu visitantes do Rio de Janeiro, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e muitos outros estados. Júlia é da Paraíba e há dois meses mudou-se para a capital rondoniense para estudar Psicologia. Ela se encantou com o Estação Turismo. "Cheguei há dois meses e não conhecia nada da cultura daqui, nem a culinária. Provei o x-caboquinho e a carne de jacaré e achei maravilhosos. E o evento então, nem se fala", declarou.
O Estação Turismo é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e na quarta-feira (24) preparou uma programação com convidados referências na gastronomia regional - os especialistas Diogo Sabião, Gustavo Gurgel e Nair Gurgel, o senhor Jorge, do Lago do Cuniã, e Eduardo Arrais, da Casa do Bolo Moca. Eles contaram a historia dos pratos típicos que prepararam e ofereceram degustações.
A professora Nair Gurgel apresentou a palestra "Farinha pouca, meu pirão primeiro", passeando sobre diversas receitas típicas da região Norte, explorando aspectos culturais e histórias por trás de cada prato típico. Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos doces e salgados, peixes da região e costumes.
O senhor Jorge é cozinheiro e morador do Lago do Cuniã, dono de um restaurante, e apresentou ao público uma breve palestra sobre o Cuniã e sua experiência profissional. "Eu estudei por dez anos o preparo do jacaré, criei o prato e hoje oferecemos lá no meu restaurante na Resex Lago do Cuniã. O alimento é uma coisa sagrada, na hora do preparo, eu penso que vai alimentar uma pessoa".
Gustavo Gurgel apresentou um contexto histórico sobre o surgimento do sanduíche, até chegar no conhecido "x-caboquinho", original do Amazonas e ícone da culinária nortista. O público teve, ainda, a oportunidade de degustar o famoso sanduiche de pão, queijo, banana e tucumã.
Uma Noite no Museu encanta o público com cultura, história e emoção na Madeira-Mamoré
A magia da história tomou conta da noite de sexta-feira (27), em Porto Velho, durante a edição extra do evento “Uma Noite no Museu”, realizado pela Pr
As inscrições para a etapa de Jaci-Paraná do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva 'Elas Pescando' 2025 já estão abertas no site circuitorondonia.com.
Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu – Edição Extra”
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), realiza nesta sexta (27) e sábad
Turismo Sustentável: Governador Marcos lança plano que torna Rondônia referência em pesca esportiva
A combinação perfeita de lazer, turismo, sustentabilidade e desenvolvimento econômico tem destino certo: Rondônia. Na manhã desta quinta-feira (26),