Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Ganhadores do Concurso de Redação da Setur vivenciam experiência turística em Porto Velho


O City tour, organizado pela Setur em Porto Velho, encerra no Memorial Marechal Rondon nesta terça-feira - Gente de Opinião
O City tour, organizado pela Setur em Porto Velho, encerra no Memorial Marechal Rondon nesta terça-feira

Os estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino, ganhadores do Concurso de Redação promovido pelo Governo de Rondônia, vão vivenciar uma experiência turística em Porto Velho, na terça-feira (17). Durante dois dias, os sessenta e dois participantes vão realizar diversas atividades ligadas ao turismo.

Para o titular da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira “a experiência turística com os alunos gera fortalecimento do turismo rondoniense. Durante toda a programação, que iniciou nesta segunda-feira (16) com a chegada do grupo a Porto Velho, será oferecido aos participantes todo o apoio logístico necessário”, ressaltou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, acredita que “investir na educação e no turismo é fundamental para o desenvolvimento do Estado. Através de iniciativas como o Concurso de Redação e o City Tour, o Estado busca despertar nos jovens o senso de pertencimento e a valorização do seu próprio território, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com o desenvolvimento de Rondônia” pontuou.

PROGRAMAÇÃO

O foco do City tour é o Centro Histórico de Porto Velho, incluindo a Praça das Três Caixas d’Água - Gente de Opinião
O foco do City tour é o Centro Histórico de Porto Velho, incluindo a Praça das Três Caixas d’Água

A solenidade de recepção dos alunos vencedores do Concurso de Redação, acontece nesta terça-feira, às 8h, seguida do City Tour. A recepção será realizada na área externa do Palácio Rio Madeira – PRM, um dos principais pontos turísticos da cidade. Após a solenidade e visita ao Palácio Rio Madeira, os alunos embarcam em um City Tour pela cidade de Porto Velho.

Durante o passeio, alunos e professores vão ter a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos do município, como o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Mercado Central, a Praça das Três Caixas d’Água, Museu da Memória Rondoniense e o Memorial Marechal Rondon. Guias turísticos vão  acompanhar o grupo, fornecendo informações históricas e culturais sobre cada local visitado.

O superintendente da Setur afirmou que, “o City Tour é uma oportunidade para os alunos conhecerem de perto a riqueza cultural e histórica de Porto Velho, além de despertar o interesse pelo turismo local. A experiência vai proporcionar momentos de aprendizado e diversão, permitindo que os estudantes explorem e apreciem as belezas da cidade”, salientou

O Concurso de Redação, promovido pelo Governo de Rondônia, teve como objetivo incentivar a escrita e a criatividade dos estudantes, além de promover o turismo local. Os alunos participantes tiveram a oportunidade de expressar suas ideias e visões sobre a importância do turismo em Porto Velho, destacando os atrativos e a cultura da região.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

Lago do Cuniã ganha impulso para se tornar destino turístico sustentável em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e o Sebrae em Rondônia assinaram, na manhã desta

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Museu da Madeira-Mamoré reforça preservação da história de Rondônia no Dia Internacional dos Museus

Celebrado em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus reforça a importância dos espaços dedicados à preservação da memória, da cultura e da histór

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

Turismo, cultura e memória movimentam a Vila Candelária no Dia Nacional do Guia de Turismo

A manhã de ontem, domingo (10), foi marcada por encontros, histórias e conexão com as raízes culturais de Porto Velho na histórica Vila Candelária, lo

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

Turismo histórico de Rondônia está de portas abertas na região Madeira-Mamoré

O turismo histórico-cultural é um dos pontos fortes da Região Madeira-Mamoré, desde os trilhos da ferrovia ao traçado das linhas telegráficas. Em meio

Gente de Opinião Sábado, 13 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)