Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Fórum Turístico de Ji-Paraná terá palestrantes renomados do setor

Evento acontece na sexta, a partir das 8 horas, no Sesc Clementina


Fórum Turístico de Ji-Paraná terá palestrantes renomados do setor - Gente de Opinião

O 1º Fórum Turístico de Ji-Paraná vai reunir participantes de vários municípios rondonienses e palestrantes brasileiros renomados que abordarão relevantes temas do setor. O evento acontece, nesta sexta-feira (27), a partir das 8 horas, no Sesc Clementina Galina Coleto.

De acordo com a coordenação do fórum, a partir das 8 horas começa o credenciamento dos participantes. Às 9 horas, está prevista a abertura do evento com a presença do Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca e autoridades. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site oficial da prefeitura.

Entre 9h e 10h, está programada palestra “Marketing e Inovação Turística”, com Marta Poggi, consultora internacional e especialista em tendências, marketing e transformação digital para o turismo e hotelaria. Ela atua como estrategista para destinos e empresas turísticas em diversos países.

A palestra “Turismo receptivo e novas tendências” vai ocorrer a partir das 10h45 e terá uma hora de duração, com a coordenadora de turismo social do Serviço Social do Comércio (Sesc/Rondônia), Camila Canova, e consultora de turismo em projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO) e Confederação Nacional de Turismo (CNTUR).

O tema “Etnoturismo e seus desafios” será abordado, das 13h45 às 14h45, por Márcia Dunice, bacharel em turismo ambiental e servidora da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Ela também atuou na implementação de políticas para o desenvolvimento estadual do setor turístico e Conselho Estadual do Turismo.

As questões que envolvem “Como atrair e receber turistas” serão debatidas, das 16h30 às 17h30, com os participantes por Cléris Jean Kussler, turismólogo, advogado e gestor de diversos projetos para o setor, com 17 anos de atuação no Sebrae/Rondônia.  Também atuou como docente em cursos de turismo e hotelaria em Porto Velho.

Durante o evento, estão programadas apresentações étnicas pelos povos indígenas Gavião (às 13h30) e Arara (às 14h45) da Terra Indígena Igarapé Lourdes de Ji-Paraná. A partir das 16 horas, vai ocorrer “Mesa Redonda” com participantes, palestrantes e autoridades sobre os temas discutidos no fórum.

O fórum é promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semictur) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com o apoio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Associação Brasileira de Agências de Viagens de Rondônia (Abav-RO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Rondônia).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Sebrae RO avança no turismo sustentável e fortalece destinos estratégicos em 2025

Em 2025, o Sebrae desencadeou um pacote forte de iniciativas para elevar o turismo sustentável, a economia criativa e a inclusão produtiva em todas

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho consolida como Capital da Pesca Esportiva e do Turismo de Observação de Aves

Porto Velho passa a ocupar um espaço especial no mapa do ecoturismo brasileiro. Com a aprovação dos Projetos de Lei nº 4959/2025 e nº 4960/2025, o mun

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

Porto Velho avança para se tornar referência em pesca esportiva e observação de aves

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), avançou em mais uma etapa para fortalecer o ecotur

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 ganha adorno de Natal e emociona população na Madeira-Mamoré

A lendária Locomotiva 18, uma das peças mais emblemáticas do acervo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, ganhou novos contornos de encanto neste fim de

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)