Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing


Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing - Gente de Opinião

 Dizer que em Porto Velho, a capital de Rondônia, os rios estão para peixe não é um exagero: são mais de 800 espécies catalogadas, a maior ictiofauna biogeográfica do planeta. Daí surgiu a ideia de um projeto para valorizar esse potencial e o primeiro passo, ou melhor, o primeiro arranque já foi dado: cerca de 20 pescadores realizaram o curso de condutor de pesca esportiva, que teve duração de 30 horas. A cerimônia de entrega dos certificados do curso – que faz parte do projeto Porto Velho Sport Fishing – aconteceu na tarde da última sexta-feira (11) no pátio do Porto Organizado, às margens do rio Madeira.

Compareceram ao evento representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia; do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo; da Federação do Comércio de Rondônia (Comércio/RO); do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur/RO), da Assembleia Legislativa (ALE), da prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semdestur); do Sindicado das Distribuidoras de Bebidas (Sindber); e do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Juntos, deram início ao projeto que tem por objetivo tornar Porto Velho a capital nacional da pesca esportiva.

“É um celeiro que precisamos potencializar e fazer se desenvolver. Para isso, nada melhor do que termos uma integração institucional, foi um alinhamento perfeito para o plano de desenvolvimento do turismo de Porto Velho. E aqui é uma capital rica em peixes e em potencial, trazendo pescadores para nossa região não só do Brasil, mas de outras partes do mundo. É com essa finalidade que nós do Sebrae estamos promovendo e incentivando que Porto Velho é a capital nacional da pesca esportiva”, afirmou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a capital está pronta para receber os turistas. “Foi realizada uma pesquisa em parceria com o Sebrae, na qual foi apontada essa modalidade – a pesca esportiva – como sendo um grande potencial para que o turismo da região cresça, pois temos muitas belezas naturais, muitos rios, e eu acredito que a capital está preparada para atrair turistas do interior do estado de Rondônia, do Brasil e até de outros países”, disse.

“A ideia surgiu de alguns empresários do ramo da pesca que, liderados pelo Cláudio do Bingool Club, procuraram a Fecomércio, vendo a potencialidade de Porto Velho em se tornar a capital da pesca devido à variedade de espécies que temos de peixes. Então, prontamente a federação buscou parcerias – primeiramente o Sebrae, que é a entidade especializada na formação de empreendedores – e com isso nós fomos agregando governo do estado, Assembleia Legislativa e prefeitura de Porto Velho, entre outros, e hoje estamos aqui, dando os primeiros certificados a esses pescadores que agora estão preparados para atender esse turista da pesca esportiva”, concluiu Raniery Araújo Coelho, presidente da Fecomércio/RO.

Cláudio Hikague é empresário do ramo náutico na capital e é um dos idealizadores do projeto. “Nós temos o rio Madeira a nosso favor, nós temos uma cidade com infraestrutura, aeroportuária, hotéis, restaurantes. Por que não trazer o turista para explorar? Então, idealizamos a pesca esportiva. Trouxe um profissional da área, Nelson Nakamura, que hoje está aqui nos prestigiando, para dar uma opinião franca sobre a viabilidade do projeto e ele aprovou, então começamos a procurar autoridades no setor e estou vendo esse sonho se concretizando, isso me enche de orgulho”, afirmou.

Nelson Nakamura é um dos pescadores mais influentes do Brasil. O especialista conhece bem o potencial da nossa região. “Além do potencial, Porto Velho tem uma grande vantagem, as muitas espécies que podemos encontrar nos rios da região. Para quem quer pescar peixes de couro, é só jogar a anzol bem na frente da cidade; para quem gosta de um tucunaré ou jatuarana, vai sentido lago de Samuel, Cutia, que ficam bem próximos. Ou seja, a pessoa vai pela manhã, volta à tarde e faz uma excelente pescaria”, falou, entusiasmado.

Paulo Robson é um dos 20 pescadores que agora é condutor de pesca esportiva credenciado. “Nasci e me criei na beira desse rio e esse sempre foi meu sonho, poder levar meus conhecimentos de forma profissional a quem também é amante da pesca, assim como eu. Abracei essa ideia porque o turismo hoje desenvolve renda e nós temos um ecossistema muito favorável para esse esporte. Hoje o rio Madeira é um dos principais afluentes do Brasil, com a maior biodiversidade de peixes do mundo, então foi uma forma boa que tiveram de explorar o que temos em abundância, que são peixes e belezas naturais”, concluiu.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)