Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Plano estratégico integrado visa contribuir o turismo sustentável e fortalecer micro e pequenas empresas ao longo da rota internacional


Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico  - Gente de Opinião

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de instituições locais, se reuniram para debater estratégias conjuntamente externas à reativação da Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico. O Sebrae tem um papel central na divulgação, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do turismo regional e a valorização dos pequenos negócios.

A Rota, que integra paisagens e culturas da Amazônia, do Pantanal, da Cordilheira dos Andes e do Oceano Pacífico, é vista como um corredor estratégico de desenvolvimento sustentável, conectando o Brasil a países como Peru e Bolívia. Para que essa proposta ambiciosa se concretize, a atuação coordenada entre os estados é essencial.

O encontro na Fecomércio em Cuiabá reafirma o compromisso das quatro unidades do Sebrae em avançar com um modelo de cooperação inovador, centrado nas potencialidades regionais e na força transformadora de pequenos negócios.

Durante a reunião, Aldemar Maciel, gerente de Turismo do Sebrae no Acre, apresentou o planejamento estratégico que vem sendo desenvolvido no chamado “Quadrante Rondon” — área que compõe parte essencial da rota. O plano contempla ações integradas externas à promoção do destino, qualificação de iniciativas locais, estruturação de produtos turísticos e articulação institucional.

Desde o início de maio, o Sebrae de Rondônia vem colaborando ativamente na construção do plano estratégico integrado da rota, com foco em quatro eixos principais:

  • Promoção do destino : por meio de campanhas articuladas, participação em feiras, desenvolvimento de roteiros regionais e apoio a iniciativas de marketing turístico que destacam os atrativos naturais e culturais de Rondônia no contexto da rota internacional.
  • Qualificação de empreendedores locais : com oferta de capacitações, escritórios, mentorias e consultorias externas ao atendimento turístico, gestão de negócios, inovação e hospitalidade — oferecendo micro e pequenas empresas para atender um público diversificado e internacional.
  • Estruturação de produtos turísticos : apoiando a criação e o fortalecimento de experiências turísticas históricas e sustentáveis em territórios estratégicos de Rondônia, especialmente no eixo que compõe o chamado “Quadrante Rondon”.
  • Articulação institucional : promover o diálogo entre prefeituras, entidades de classe, associações comunitárias, operadores de turismo e outros parceiros públicos e privados, com o objetivo de alinhar interesses e potencializar resultados.

Estiveram apresenta na reunião as seguintes entidades: Sebrae em Rondônia, Sistema CNC, CETUR-CNC, Fecomércio-AC (CETUR), Setur-RO, Fecomércio-RO, Sebrae Acre, Sistema FIEMT, FACMAT, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Sebrae Mato Grosso/CDE-MT, Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Transacreana, Fecomércio-MT e CETUR-MT.

Durante a reunião, o Sebrae Rondônia destacou a importância de atuar na rede, conectando esforços para que a Rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico vá além de um corredor físico: que seja uma experiência integrada, capaz de trabalhar o desenvolvimento econômico, valorizar o patrimônio local e projetar a região como um dos principais destinos do turismo internacional sustentável.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025

De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)