Quarta-feira, 4 de junho de 2025 - 12h09

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2025, na terça-feira (2), e contou com a posse de novos membros conselheiros. A reunião aconteceu na sede da Fecomércio de Rondônia, em Porto Velho.
A Semdestur apresentou os projetos já realizados em 2025, através do Defotur, como o Aniversário da Instalação de Porto Velho, o retorno do passeio turístico da Litorina, a feira de artesanato “Arte da Beira”, o evento “Uma Noite no Museu” e os projetos de revitalização de monumentos, como o monumento aos Pioneiros (próximo ao aeroporto) e a estátua do Manelão (no Mercado Cultural).
Aos conselheiros foram apresentados os futuros projetos de fomento ao turismo, que buscam, em sua maioria, revitalizar espaços históricos ligados à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, sempre interligados com a cultura beradeira. Os projetos de renovação e readequação urbanística são feitos junto a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), e os relacionados às locomotivas serão frutos de estudos junto a Associação Brasileira de Recuperação Ferroviária (ABPF), com apoio de secretarias municipais.
“Como secretário da Semdestur e como cidadão de Porto Velho, esta é uma missão que honrarei pelo nosso patrimônio, nossa gente e nossa história. Nosso objetivo é dialogar com as entidades que fazem o nosso turismo se desenvolver, sempre de forma colaborativa, sustentável e inovadora”, disse o presidente empossado, Paulo Moraes Júnior.
Cileide Macedo, consultora da Fecomércio, elogiou as ações da Prefeitura, dentre elas, a retomada do movimento na avenida Sete de Setembro. “Eu fico muito feliz ao subir a Sete de Setembro e ver o movimento. E sabemos que bastou a retirada do corredor de ônibus, uma ação do prefeito Léo Moraes”.
Dentre os membros conselheiros do Comtur estão a Fundação Cultural do Município (Funcultural), a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Câmara Municipal de Porto Velho, o Sebrae, o Senac, a Associação Comercial de Rondônia (ACR), o Banco da Amazônia, Associação Brasileira de Agências de Viagens Rondônia (ABAV/RO), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Rondônia (Sindhotel) e a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Celso Sabino: meta de 10 milhões de turistas estrangeiros em 2028 pode ser alcançada em 2025
De janeiro a outubro, o Brasil recebeu 7,68 milhões de visitantes estrangeiros e superou o volume de todo o período de 2024, até então o recorde. Pa

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)