Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Feriados em maio vão injetar R$ 9 bilhões na economia



Por Nayara Oliveira

Os feriados prolongados do Dia do Trabalhador (01) e de Corpus Christi (31), em maio,irão injetar R$ 9 bilhões na economia brasileira, resultado das cerca de 4,5 milhões de viagens no período. O levantamento do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), prevê que este será o mês mais lucrativo em viagens (levando em consideração os outros feriados após maio).

O estudo analisou a hipótese de as folgas durarem, cada uma, quatro dias, levando em conta que o Dia do Trabalhador cairá na terça-feira (1) e Corpus Christi será celebrado na quinta-feira (31). Ainda segundo o estudo, maio será o mês com mais feriados escolhidos para viajar, ultrapassando as 3,7 mil viagens que serão feitas em novembro (Finados e Proclamação da República). A folga prolongada que terá maior impacto neste ano será em Corpus Christi, com previsão de 2,4 milhões de viagens realizadas.

“Feriados prolongados são uma maneira de fazer com que o turista viaje mais e conheça diferentes destinos brasileiros, favorecendo a economia local. O valor que será arrecadado comprova que as datas devem ser aproveitadas para ampliar o faturamento no turismo e impactar outras áreas de comércio como transportes e alimentação”, informa o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

A arquiteta Raquel Maciel, 24, é uma das brasileiras que vai aproveitar a folga prolongada para passear pelo país. No Dia do Trabalhador, a brasiliense vai comemorar a data aos pés do Cristo Redentor e passará sete dias curtindo o Rio de Janeiro (RJ). Os pais e irmãos de Raquel já tinham visita marcada para o Rio por meio de uma excursão que permite uma passada pela cidade. Mas, a ideia pareceu tão boa que se estendeu para toda a família e agora Raquel, um outro irmão e a avó decidiram fazer as malas rumo à cidade maravilhosa.

“Tudo está favorável para realizarmos essa viagem: primeiro porque é feriado prolongado e sem essa data talvez não seria possível juntar todo mundo dessa maneira. Depois, a excursão de parte da família fez com que a outra parte também se interessasse em visitar o Rio. A partir daí, partimos para a pesquisa por passagens mais em conta e conseguimos encontrar bons preços. Tudo indica que será um momento incrível para todos nós”, explica a arquiteta.
Além do Rio de Janeiro, Raquel pretende desfrutar de outros feriados ao longo do ano para conhecer mais belezas nacionais, como Brumadinho (MG). “Vou me organizar financeiramente para fazer visitas a praias e monumentos arquitetônicos. Em Brumadinho, por exemplo, tem Inhotim, que é um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto da américa latina. Vamos?”, convida, sorridente, a brasiliense.

Mais Sobre Turismo

Ação da Deputada Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho

Ação da Deputada Mariana Carvalho abriu caminho para revitalização de pontos turísticos de Porto Velho

Uma ação da Deputada Federal Mariana Carvalho abriu caminho para a promoção do turismo nas áreas históricas de Porto Velho. A Parlamentar foi a respon

Porto Velho - Cemitérios da Candelária e das Locomotivas serão revitalizados para receber turistas

Porto Velho - Cemitérios da Candelária e das Locomotivas serão revitalizados para receber turistas

A construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) exerceu um forte magnetismo no século passado, a ponto de atrair trabalhadores de pelo menos 22

Setores de hotelaria e turismo de Porto Velho debatem a retomada econômica

Setores de hotelaria e turismo de Porto Velho debatem a retomada econômica

A atualização do Plano de Turismo e a reativação do Conselho de Turismo foram itens indicados por representantes dos setores de hotéis e viagens como

Sebrae defende investimento no turismo para retomar a economia

Sebrae defende investimento no turismo para retomar a economia

O Sebrae participou de audiência pública na comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (29/3), para debater a execução do Prog