Quarta-feira, 19 de junho de 2019 - 19h06
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio,
reuniu-se nesta quarta-feira (19) com o presidente da Federação Internacional
de Automobilismo, Jean Todt, na sede da entidade, em Paris, e obteve dele o
aval para que o Brasil receba uma etapa do circuito mundial da Formula E, de
carros elétricos de alta performance.
Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte
apresentaram propostas para sediar a prova, que é realizada em circuito de rua.
Essa categoria, iniciada em 2014, tem provas de aproximadamente 1 hora de
duração, com carros movidos exclusivamente a energia elétrica.
No caso do Rio de Janeiro, o governo estadual apresentou
duas propostas: uma que envolve o complexo do Maracanã, com parte da corrida
percorrendo inclusive o gramado do estádio, e outra na Marina da Glória. Em
Belo Horizonte, a proposta é de a corrida acontecer na Esplanada do Mineirão.
O presidente da FIA recepcionou as propostas com
interesse e disse que, se houver possibilidade, uma das etapas poderá acontecer
no Brasil ainda em dezembro deste ano. Todt aproveitou a presença do ministro
Marcelo e ligou para o ex-piloto de Fórmula-1 Felipe Massa. Ele é um dos
organizadores dessa modalidade. Por telefone, Massa combinou de reunir-se em
agosto com o ministro para definir detalhes da prova.
Ao ser questionado por Todt sobre os motivos que
levaram o Brasil a pleitear uma corrida desta modalidade, o ministro Marcelo
Álvaro Antônio disse que “ter a Formula E no Brasil é um indicativo importante
de que o governo federal tem interesse em inovação e em sustentabilidade
associada a um evento que tem alto poder de atratividade turística e retorno
financeiro para o país”.
AGENDA - Na segunda-feira (17), também em Paris, o
secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, esteve
reunido com Alejandro Agaz, CEO e fundador da Formula E. Foram apresentadas a
ele as especificidades técnicas de cada circuito proposto, bem como as
contrapartidas necessárias.
A Formula E é o mais novo investimento das
indústrias automobilísticas, que buscam desenvolver veículos sustentáveis e
seguros. Como na Formula 1, os avanços tecnológicos da categoria são repassados
para os veículos oferecidos em linha de montagem. Atualmente são 14 os
circuitos desta modalidade.
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