Quarta-feira, 24 de junho de 2026 - 07h40

O Brasil
ainda vive de sorte! Quando se sente que tudo está perdido, aparece alguém com
a bandeira da salvação e nos renova a esperança que estava praticamente
perdida. Temos muito mais sorte do que juízo!
Quando um
grupo de ministros do STF começou a dominar o País, várias vezes ignorando a
Constituição, usando a covardia do Congresso Nacional como escudo e mantendo
grande parcela dos que não rezam pela cartilha da esquerda (e deles!) sob um
medo do seu tacão, aparece um André Mendonça, como um sopro de ar puro na
podridão que estávamos respirando.
Este
santista, nascido em 27 de dezembro de 1973, ou seja, ainda nem completou 54
anos, está acabando com esquemas, acertos, acordos entre amigos, uns protegendo
os outros e se torna uma voz que dá, ao Brasil que ainda pensa e sonha com
liberdade, um toque de alternativas e cenários que possam nos tirar da
escuridão desenhada.
“Terrivelmente evangélico”, como o caracterizou o ex-presidente Bolsonaro,
que o indicou para o cargo, Mendonça começou introvertido, reservado. Era quase
um alocutário, aquele a quem todos dirigem a fala, mas que ouve muito mais do
que se prenuncia. Estava na verdade sentindo o cheiro do ambiente em seu
entorno e, quase sempre, o cheio para ele era desagradável.
Mendonça começou mesmo a mostrar suas garras da verdadeira Justiça
agora. Primeiro, como relator do maior e mais terrível roubo já praticado no
país: o do dinheiro da aposentadoria dos velhinhos. Tem enfrentado duras
resistências, inclusive do presidente do Senado, certamente o pior entre todos
que já sentaram naquela cadeira, o enrolado em vários rolos, Davi Alcolumbre.
Em seguida,
o ministro André Mendonça começou a comandar a rumorosa investigação de outra
roubalheira vergonhosa, a do Banco Master. E a partir daí sim, começou a correr
riscos muito maiores. Nos dois casos, muita gente ligada ao governo Lula está
envolvida (o que não é mais surpresa, pela corrupção que caracteriza os
governos petistas) mas também de gente de todos os partidos.
Mendonça enfrenta seus colegas, que parecem querer abafar o caso;
enfrenta o governo e seus tentáculos, incluindo uma parte doutrinada e
aparelhada da Polícia Federal; enfrenta o procurador geral da República, inepto
e partidário e bate de frente com dezenas de políticos de todos os calibres e
cores partidárias, envolvidos na roubalheira do Master.
Até agora,
suas ações têm sido espetaculares e fazem tremer a república dos corruptos e
ladrões. Se não for contido – e tomara que não o seja – André Mendonça corre o
risco de limpar parte da podridão deste país.
Tomara que o faça!
LÉO MORAES OFICIALIZA APOIO À CANDIDATURA DE MARCOS ROGÉRIO E DELEGADO CAMARGO AO GOVERNO
Milhares
de pessoas superlotaram a Casa de shows Vila Privilege, a antiga Talismã 21, na
zona leste da Capital, para participarem do ato de lançamento da candidatura de
Marcos Rogério, que se apresenta como pré-candidato, como todos os seus
concorrentes, mas que já estão, todos, em plena campanha eleitoral.
Outro
destaques da noite foi a presença do prefeito Léo Moraes, que discursou
oficializando seu apoio a Marcos Rogério e a indicação do vice na chapa, o
deputado Delegado Camargo, que é do Podemos, partido do Prefeito.
Discursos
efusivos, música de campanha, gritos de alegria e aplausos mostraram a força do
candidato ao Governo pelo PL. Também se destacaram discursos dos candidatos ao
Senado, o deputado federal Fernando Máximo e o pecuarista, indicado
pessoalmente por Jair Bolsonaro, o empresário Bruno Scheid.
O apoio de
Léo Moraes, agora tornado oficial, certamente será de grande importância para a
batalha de Marcos Rogério em tentar chegar ao Governo. O senador do PL
conseguiu o aval do hoje grande líder político da Capital e, ainda, colocou
como seu vice um nome escolhido a dedo por Moraes. O delegado Rodrigo Camargo
tornar-se, enfim, um nome importante no pacote de candidaturas apresentadas
pelo PL e Podemos.
No próximo
dia 4 de Julho, um sábado, o PSD e seus aliados devem fazer também uma grande
festa em Porto Velho, para lançar também e oficialmente a dobradinha Adailton
Fúria e Everton Leoni ao Governo. O local e horário ainda estão
indefinidos.
POLÊMICA:
GOVERNO VOLTA ATRÁS SOBRE APROVADAS NA SEDUC TEREM QUE TER SUAS INTIMIDADES
REVELADAS
De um lado, a ótima notícia: um total de 1.038 professores, professoras
técnicos em Educação, aprovados no último concurso da Seduc, estão sendo
chamados. De outro, a polêmica: para as mulheres, um formulário tem questionado
questões pessoais e íntimas, o que trouxe várias críticas à esta forma de
questionamento. Foram várias denúncias, críticas e vídeos de protesto nas redes
sociais, até que a Seduc cancelou as absurdas exigências.
Candidatas aprovadas e aptas a
assumirem, relataram perguntas sobre ciclo menstrual, questões relativas à
gestação e maternidade e, até, outras, inclusive relacionadas com a vida sexual
delas. De imediato, quando o assunto veio à tona, via várias denúncias, o caso
repercutiu nas redes sociais e na mídia. Na segunda-feira à noitinha, contudo,
a Secretaria de Educação do Estado avisou que mudara as exigências.
Advogados haviam se pronunciado claramente contra a medida. O dr.
Vinicius Miguel, por exemplo, cita a Lei 9.029, de 1995. Segundo ele, esta norma
“proíbe expressamente a exigência de atestados de gravidez, esterilização ou quaisquer outros exames de caráter
discriminatório para efeitos de admissão, permanência ou ascensão
profissional”. Ou seja, as exigências da Seduc seriam totalmente ilegais.
Outro conhecido advogado, o dr. Juacy Loura Júnior, disse, entre outros
argumentos, que “o acesso ao serviço público deve ser pautado pela capacidade
técnica e pelos requisitos legais do cargo, pelos requisitos legais do cargo,
jamais por questionamentos acerca da vida íntima dos candidato”. E resume,
sobre as exigências: “é um absurdo!”
O concurso foi um dos maiores dos últimos anos, na Educação estadual. Foram mais de quase 4.400 vagas e os primeiros 1.038 aprovados foram chamados.
SEM REAÇÃO: PALÁCIO ESTÁ SILENTE ANTE OS ATAQUES, ALGUNS DE PURA BAIXARIA. E ISSO QUE A CAMPANHA OFICIAL NEM COMEÇOU!
O que está
acontecendo no Palácio Rio Madeira/CPA? Nas últimas semanas, alvo de ataques
constantes por parte dos adversários políticos e de parte da mídia adversária,
além de enfrentar algumas Fake News, o governo rondoniense manteve-se
completamente em silêncio. Não respondeu, não contra-atacou, não deu
explicações.
A pouco
mais de seis meses do fim do seu mandato e ainda sem ter deixado o cargo para
disputar uma vaga ao Senado, o governador Marcos Rocha tornou-se alvo fácil,
ainda mais numa temporada de campanha eleitoral. Inclusive muitos que beberam
do licor do poder e usufruíram dos benefícios dos cofres estaduais, hoje, já
não só em conversas a portas fechadas, começaram a tecer críticas ao Governo
rondoniense.
Não há
respostas, não há um porta-voz palaciano que possa refutar aos ataques, a não
ser vozes isoladas, como o ex-secretário e hoje candidato a deputado Lauro
Fernandes, que em entrevista ao jornalista Robson OIiveira, teceu elogios a
Rocha e à primeira dama, Luana Rocha.
Luana,
aliás, tem sido vítima de críticas e ataques, alguns virulentos, outros
atingindo a vida familiar e, para surpresa geral, não se ouve vozes para
desmentir os ataques, alguns da mais típica baixaria. Parece que nada mais
afeta os ocupantes do Palácio Rio Madeira.
E isso que
a verdadeira campanha ainda não começou, ao menos oficialmente. O governo como
um todo e os Rocha, especialmente, receberão, certamente, ataques duros e
alguns virulentos. Caso se mantenham calados, se tornarão alvos fáceis. Está na
hora dos que viveram os últimos anos nas benesses do poder, comecem a falar em
defesa dos governantes e da administração.
Se não o
fizerem, deixarão no ar que concordam com o que está sendo feito contra Marcos
e Luana Rocha e contra um governo de sete anos e meio, que teve problemas,
claro, mas que teve também muitos avanços.
CAIADO
DIZ QUE LULA SEMPRE FOI CONIVENTE COM AS FACÇÕES E PROMETE ACABAR COM ELAS,
CASO SEJA PRESIDENTE
“Lula nunca fez nada contra as facções. Sempre foi conivente com o crime
organizado. E agora reclama que elas foram declaradas terroristas. Pergunte aos
milhões de brasileiros que vivem em territórios controlados pelo crime
organizado e como é viver com este terrorismo todos os dias“.
A declaração é do candidato do PSD à Presidência, o ex-governador de
Goiás, Ronaldo Caiado. Ele, aliás, tem repetido que a bandidagem em Goiás não
se cria mais e que o crime, com ele “não se cria!”
Segundo Caiado, “comigo isso muda em 5 de janeiro. Vou declarar todas
elas como terroristas e vou combatê-las todos os dias, com a ajuda das Forças
Armadas”. O ex-governador de um Estado que tem sido sempre dado como exemplo
altamente positivo na segurança pública.
Caiado tem sido um crítico contumaz do governo Lula não só na segurança
pública. O endividamento do país, com mais de 1 trilhão de dívida pública, a
perseguição a adversários políticos e o que ele chama de “corrupção
desenfreada”, são sistematicamente motivos de fortes críticas do candidato à
Presidência ao atual Governo.
Em algumas pesquisas, Caiado aparece como o nome que empata com Lula num
eventual segundo turno. O principal
adversário do petista é, ainda, Flávio, o filho do ex-presidente Jair
Bolsonaro, mas o nome der Caiado cresce em um eleitorado que quer ver o crime
sendo combatido e um país que volte a crescer.
PREFEITURA
VAI DEMOLIR PRÉDIOS DO CENTRO HISTÓRICO COM RISCO DE DESABAMENTO E ANTRO DE
DROGADOS
As
denúncias não paravam. Os pedidos de providências também. O medo de se passar
por alguns destes locais era notório. Mas, a Prefeitura estava de mãos
amarradas, esperando autorizações dos órgãos oficiais. Elas vieram e agora,
segundo anuncia o prefeito Léo Moraes em vídeos divulgados em suas redes
sociais, vários prédios históricos do centro de Porto Velho, abandonados há
anos, serão completamente demolidos.
Além do
enorme risco de desabamento, alguns destes prédios se tornaram antro de
traficantes e drogados e, ainda, de animais peçonhentos, preocupando as
autoridades. Segundo o Prefeito, laudos feitos comprovam o enorme risco de
desabamento, com consequências altamente perigosas para a toda a população.
A situação
de alguns prédios, no coração da maior cidade de Rondônia, é deplorável,
segundo afirma o próprio Léo Moraes. Ele já determinou que a própria Prefeitura
comece a realizar a derrubada do que ele chamou de “ruínas em pleno centro
histórico da nossa cidade”.
Nos locais onde haverá a demolição, não há ainda informações se novos prédios serão construídos, se ali se tornará áreas de lazer ou qual a utilização que será dada. O que está decidido, contudo, é que as construções, abandonadas e em risco de total colapso, vão para o chão, eliminando os perigos que elas representam e a sujeira e danos que causam à região central da cidade.
ARRECADAÇÃO
DE IMPOSTOS DE NOVE DIAS POR ANO, ACABARIA COM TODOS OS MUITO POBRES E FAMINTOS
DO PAÍS
Você sabia que as fortunas
acumuladas nas mãos dos mais 1 por cento dos mais ricos do Planeta poderia
acabar com a fome no Planeta 40 vezes? Isso é real. Mas é real também que, para
acabar com a extrema pobreza e a miséria de milhões de brasileiros, seriam
necessários cerca de 98 bilhões de reais/ano. É muito? É nada!
Para se ter ideia, em 2025, o
brasileiro pagou quase 4 trilhões em impostos. A conta é fácil, matemática
simples: isso dá quase 11 bilhões de reais por dia. Ou seja, numa conta simples, para acabar com
a fome, com a miséria e dar oportunidade a todos os que vivem na na extrema pobreza, seriam necessários apenas
nove dias, isso mesmo, nove dias, de arrecadação de tantos impostos.
Ou seja, com a arrecadação total
de 2025 (é apenas um exercício Matemático, por isso seria impossível na vida
prática) o Brasil tiraria todos os seus cerca de 8 milhões e 200 mil de
famintos da terrível situação em que vivem hoje.
Será que não seria possível os governos
federal, estaduais e municipais abrirem mão de apenas nove dias/ano de suas
receitas, para resolver este drama social brasileiro?
Se durante um mês, para assegurar o
funcionamento estatal, com todos os seus milhares de milhares de servidores,
alguns com supersalários, renunciassem a uma pequena quantia do que recebem,
alguns de forma nababesca, a fome do brasileiro ficaria no passado.
É um raciocínio infantil? Claro que
parece ser. Mas a Matemática tem um sério problema. Ela é imutável. Onze
bilhões de reais por nove dias num ano, não seria um pequeno sacrifício para
salvar tanta gente?
Por que é impossível? Porque todos querem resolver o
problema dos muito pobres e miseráveis, desde que não mexam em um centavo dos
seus bolsos, mas. Que o façam nos bolsos dos outros!
SAI EDITAL PARA OS PRIMEIROS 50 GUARDAS MUNICIPAIS. ELES DEVEM ESTAR NAS RUAS NO SEGUNDO SEMETRE DE 2027
Serão 50 vagas de imediato e outras 100 para o chamado cadastro reserva.
É o que avisa o edital para o primeiro concurso público da futura Guarda
Municipal de Porto Velho. O salário básico inicial é na faixa de 6.312 reais,
composto pelo vencimento e mais vários benefícios.
Os candidatos já começaram as inscrições começam nesta terça-feira e
poderão fazê-lo até 27 de julho. A taxa é de 140 reais, com prazo de pagamento
até 28 de julho. O certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento
Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino superior completo
reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); estar em dia com as obrigações
eleitorais e militares (no caso dos homens) e possuir Carteira Nacional de
Habilitação (CNH) na categoria AB ou superior, além de cumprir os demais
requisitos previstos no edital.
O concurso terá nove etapas. A primeira será a prova objetiva, seguida
por teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico,
procedimento de identificação para candidatos negros, avaliação biopsicossocial
para candidatos com deficiência, investigação social, prova de títulos e curso
de formação técnico-profissional. Esta última etapa será realizada pela Polícia
Civil de Rondônia em parceria com o município. O prazo de validade do concurso
será de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
A criação da Guarda Municipal é uma promessa de campanha do hoje
prefeito Léo Moraes. A previsão é que, se tudo der certo, os primeir5os guardas
da Capital começarão a ajudar na vigilância da cidade e das nossas ruas no
seguindo semestre do ano que vem.
Faltando 100 dias para o primeiro turno, Caiado tem sido uma pedra no
sapato do governo Lula.
BRENO QUER CANAIS LIMPOS, MAS EXPLICA PORQUE EM ALGUMAS ÁREAS, AS
MÁQUINAS DA PREFEITURA NÃO CONSEGUEM CHEGAR
Porto Velho tem mais de 200 quilômetros de canais para serem limpos
continuamente. Há uma batalha diária da Prefeitura, na busca de realizar este
complexo trabalho. O problema, em diversos casos, é que as máquinas da
Prefeitura não têm como chegar até os canais, para fazer o trabalho necessário.
O vereador
Breno Mendes, que percorre a cidade, ouvindo a
população e buscando atender suas necessidades da melhor forma que pode,
explica a situação. Ele foi acionado por uma moradora que vive perto do Canal
da Rua Beira Sul, no bairro Três Marias. Mesmo em dia chuvoso, foi ao local
pessoalmente, para tentar buscar uma solução junto à Prefeitura.
No local,
o vereador observou que, como em várias outras áreas da Capital, casas foram
construídas, de forma ilegal, muito perto do canal. Em praticamente toda a
extensão. O ideal seria que as construções, respeitassem os 30 metros de cada
lado. Como isto não ocorreu, não há como as máquinas chegarem até o local, para
fazer a limpeza.
Num
vídeo divulgado nas redes sociais, Breno explica que a única forma de ser feito
o trabalho é com as máquinas trabalhando dentro do canal, o que é extremamente
difícil. Contudo, ele registra: não está eximindo a Prefeitura de solução.
Para
Breno, que é o líder do Prefeito na Câmara, “a Prefeitura que encontrar uma
forma de contornar esta situação tão complexa”. Ele inclusive tem conversado
com o secretário Thiago Cantanhede, da Secretaria de Infraestrutura, em busca
de alternativas.
Breno,
aliás, tem sido uma voz constante em defesa de uma cidade melhor e pede a ajuda
da população, para ajudar na limpeza, não jogando móveis, fogões, peças de
carros e vários outros utensílios nos canais.
PERGUNTINHA
O que você
achou da vitória de Abelardo de La Espriella, tratado por parte da mídia
brasileiro como “ultradireitista”, na Colômbia dominada pelo esquerdismo
durante anos, inclusive com a torcida, no noticiário parcial, para que a
eleição possa ser contestada, porque o candidato da mídia perdeu?
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A cegueira ideológica, o terrorismo ambiental e a burrice imposta a idiotas, por aqueles que se tornam bilionários, defendendo teorias como

Bagattoli apresenta projeto para impedir criação de nova área indígena onde não há mais um só índio
Não basta protestar. Tem que agir. Foi o que fez o senador Jaime Bagattoli, contra mais um abuso do terrorismo ambiental imposto pelo gov

Saúde, segurança e os pedágios abusivos não têm solução definitiva. Quem prometer, está mentindo!
Falar é fácil. O complicado e até impossível, é tornar realidade as juras de palanque. Perto da eleição, ouve-se promessas sem fim. Mas

Outro absurdo: canetaço transforma áreas em quatro cidades rondonienses num Parque Indígena
O terrorismo ambiental não para de atacar Rondônia. Nesta semana, mais uma surpresa desagradável: uma canetada do presidente Lula, sempr
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)