Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Policiais militares reforçam treinamento de patrulha rural realizado pelo Governo para a segurança ao homem do campo

Atividade de patrulhamento rural é uma modalidade de policiamento, visando maior interação com o homem do campo


Fotos: Frank Néry - Gente de Opinião
Fotos: Frank Néry

Com o objetivo de fortalecer o policiamento voltado para a área rural, reforçando a segurança ao homem do campo, é o ponto primordial do 1° Estágio de Patrulha Rural da Polícia Militar, que teve início na manhã da segunda-feira (3) e conta com a participação de 50 policiais que participarão das atividades até o dia 17 deste mês. Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com ações diretamente realizadas pela Polícia de Militar de Rondônia – PMRO, o treinamento irá reforçar os conhecimentos necessários para operar neste setor.

O início das atividades do estágio aconteceu no auditório do Ministério Público de Rondônia – MPRO, e todo o treinamento será realizado no 1° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Rondon. Participam do estágio 50 policiais militares de várias Unidades da Corporação do Estado.

Para o Governo de Rondônia, a atividade de patrulhamento rural é uma modalidade de policiamento ostensivo com ênfase no patrulhamento comunitário, visando uma maior interação e integração com a sociedade que reside ou possui propriedades na área rural do Estado. “O Governo de Rondônia está fortalecendo o preparo técnico dos policiais que estão atuando diretamente no setor rural, aumentando a segurança ao homem do campo. Esses policiais irão multiplicar conhecimento, levando essas atividades para suas unidades dentro da Patrulha Rural. Trata-se de mais uma ação do Governo do Estado voltado para este setor, que precisa estar sempre protegido e que o agricultor, o produtor estejam cada vez mais seguros para continuarem produzindo e movimentando a economia”, disse o governador Marcos Rocha.


Policiais irão multiplicar conhecimento adquiridos no Estágio

PREPARO

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Padilha, resume as ações como sendo o fortalecimento do policiamento, especificamente no setor rural. “Abrimos um novo ciclo voltado à qualificação, proporcionando assim, melhor preparo dos policiais que atuam diretamente no perímetro rural, com maior segurança ao agricultor e à família que produz na agricultura familiar e outras atividades. A Polícia Militar tem fortalecido e seguindo orientação do Governo de Rondônia, estamos buscando atender à implementação dessas atividades do patrulhamento rural. Um trabalho que será fortalecido a cada momento, dada a importância que tem para o crescimento do Estado”, enfatizou.


ATIVIDADES

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar – BPM, tenente-coronel Wilton Amorim afirma que é uma ação do Governo de Rondônia para a capacitação, qualificação e especialização dos policiais militares, que atuam no setor. “Esses 50 policiais que vieram a Porto Velho para participar dos treinamentos, é para que sempre estejam em condições de prestar bons serviços ao homem do campo. Serão 15 dias de atividades, reforçando o policiamento rural, que é uma modalidade voltada para a população da área rural”, ressaltou.

Presente à solenidade de abertura do Estágio, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Vital pontuou a evolução da segurança pública no Estado, que tem alcançado na progressão e reconhecimento. “A união e o alinhamento de toda a Força de Segurança reflete de forma positiva nas ações e no setor rural, também estaremos fortalecendo as ações para levar a paz e segurança ao agricultor”, disse.


Ações visam fortalecer a segurança ao homem do campo

INVESTIMENTO

Com investimento de R$ 156 mil do Governo de Rondônia, o Estágio de Patrulhamento Rural tem ainda, por objetivo, capacitar cada policial para que possa operar nas missões que exijam preparo técnico, físico e psicoemocional, estando aptos a dar respostas a qualquer tipo de ocorrência que aflija a sociedade, especialmente para as de média e alta complexidade.

Durante o Estágio serão ministradas instruções de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, Legislação Aplicada à Atividade PM, Gerenciamento e 1ª Intervenção em Crises, Treinamento Físico Militar, Inteligência de Segurança Pública, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Técnicas e Táticas Policiais, Armamento, Munição e Fundamentos do Tiro Policial, Patrulhamento Tático Motorizado, dentre outras. A coordenação do Estágio é composta por oficial e praças da PMRO.


Gente de OpiniãoSábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia ocupa 2º lugar no ranking nacional em identificar culpados por homicídios

Rondônia ocupa 2º lugar no ranking nacional em identificar culpados por homicídios

Enquanto a média brasileira é de 36% de esclarecimento dos homicídios, em Rondônia esse desempenho sobe para 92%, elevando o estado para o 2º lugar

Governo de Rondônia inaugura quartel do Corpo de Bombeiros em Buritis e reforça segurança à população

Governo de Rondônia inaugura quartel do Corpo de Bombeiros em Buritis e reforça segurança à população

A população de Buritis agora conta com um reforço essencial para sua segurança: o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar. Com profissionais treina

Governo de RO contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais na estiagem de 2025

Governo de RO contrata agentes temporários para reforçar combate a incêndios florestais na estiagem de 2025

A população civil teve a oportunidade de ser treinada gratuitamente pelo governo de Rondônia, entre fevereiro e maio, através do planejamento anteci

Gestão Marcos Rocha investe em tecnologia avançada com análise balística e fortalece solução de crimes no Brasil

Gestão Marcos Rocha investe em tecnologia avançada com análise balística e fortalece solução de crimes no Brasil

Com equipamentos modernos de análise balística, fruto do investimento de R$ 3,6 milhões realizado pela gestão do governador de Rondônia, Marcos Roch

Gente de Opinião Sábado, 18 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)