Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Segurança

Ações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança pública refletem no combate à violência durante o Carnaval


Ações da segurança pública foram reforçadas durante o período de carnaval em Porto Velho - Gente de Opinião
Ações da segurança pública foram reforçadas durante o período de carnaval em Porto Velho

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reafirma o compromisso do Governo do Estado com a segurança da sociedade. “Nosso foco principal é garantir a segurança e o bem-estar dos rondonienses, por isso, o governo implementou medidas integradas entre as forças policiais, incluindo o uso de tecnologias avançadas, como reconhecimento facial e monitoramento aéreo, visando combater a violência durante esse período”, enfatizou.

O titular da Sesdec, Felipe Vital, destacou a atuação das forças de segurança. “Os resultados mostram uma redução significativa nos índices de criminalidade, demonstrando o compromisso em proporcionar um ambiente seguro para todos os participantes dessa festividade. Vale destacar todo o investimento que o Governo de Rondônia tem feito para segurança do Estado e o trabalho incansável das equipes policiais”, ressaltou.

EMPREGO DE TECNOLOGIA

Uso de tecnologia foi destacado durante as ações se segurança no Carnaval

O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC) foi empregado pela primeira vez no policiamento do Carnaval, e o seu uso tem sido destaque na parte preventiva dos eventos carnavalescos, considerando o monitoramento em tempo real realizado nos circuitos Centro, Areal, zona Sul e zona Leste por meio da integração com as câmeras instaladas nos percursos, inclusive com o uso de drones para a captação de imagens aéreas.

Essas ações viabilizaram o melhor acompanhamento do desenvolvimento dos blocos carnavalescos, dando assim mais segurança para a população participante dos eventos, bem como para as equipes de segurança pública empregadas no policiamento, considerando o remanejamento das equipes para abordagens pontuais quando havia necessidade.

O CICC Móvel fez uso da tecnologia de reconhecimento facial visando aprimorar ainda mais o acompanhamento das ações desenvolvidas. Foi a primeira vez na história da segurança pública do Estado de Rondônia, que o recurso foi utilizado, garantindo o reconhecimento de mais de 20 mil pessoas durante o percurso dos blocos, sendo identificados desses reconhecimentos, 39 pessoas com algum tipo de pendência, conforme a integração dos bancos de dados realizados. Na prática, o recurso potencializou as abordagens policiais na busca por foragidos da Justiça.

INTEGRAÇÃO

O aparato de segurança no carnaval contou com uma integração das forças de segurança. Além da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, estiveram presentes e atuantes equipes de policiais penais, que atuaram diretamente no monitoramento no CICC, na recaptura de foragidos e de apenados por descumprimento de medidas administrativas.

O bloqueio das vias e o controle do trânsito foi realizado por equipes da SEMTRAN e do BPTRAN. De modo organizado as pessoas conseguiram acessar os blocos, e ao final as vias foram liberadas sem intercorrências.

POLÍCIA MILITAR

Com a realização de várias ações, como o policiamento ostensivo, que aliado ao suporte tecnológico culminou na redução de 15% nos furtos e 10% nos roubos durante o período carnavalesco na Capital. A Polícia Militar realizou ainda 17 prisões durante o período carnavalesco e somente um incidente mais grave.

Com a intensificação dessas atividades em diversos locais públicos onde ocorrem as festividades, garantiu-se a manutenção da ordem da integridade física e patrimonial da população rondoniense.

PATRULHAMENTO AÉREO

Foi realizado patrulhamento aéreo em todos os dias de festa

Operando os helicópteros Falcão da Sesdec, a Gerência de Aviação Aérea do Estado (Gave) atuou de forma preventiva e repreensiva durante as festividades, realizando o rádio patrulhamento aéreo, identificando e coibindo brigas e furtos, acionando o apoio terrestre e ajudando na dispersão dos brincantes.

CORPO DE BOMBEIROS

Diante da necessidade de garantir a segurança dos rondonienses durante o Carnaval, o Governo de Rondônia garantiu reforço nas ações integradas entre as forças de segurança envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal. A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) adotou medidas abrangentes para manter a ordem e a segurança da sociedade, incluindo o uso de tecnologias, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-Móvel), com reconhecimento facial e os totens de segurança.

Com a concentração de muitas pessoas nas ruas, outro reforço do Governo do Estado, é o atendimento à saúde dos foliões. Essa missão foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, que atuou de forma estratégica, disponibilizando serviço pré-hospitalar; equipes especializadas; ações de combate a incêndios; e demais situações de emergência. Contando com efetivo de 40 militares e mais de 10 viaturas, desde unidades de resgate, ambulâncias, caminhonetes de busca e salvamento, caminhão de combate à incêndios e auto escada de resgate, foi oferecido segurança à sociedade, com a finalidade de prestar atendimento e orientação aos foliões.

POLÍCIA CIVIL

De acordo com dados da instituição, houve uma redução no número de ocorrências neste ano, comparado ao período carnavalesco de 2023, foram 46 ocorrências a menos, ou seja, em 2023 foram um total de 118 registros e este ano 72 flagrantes registrados.


Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Investimentos na segurança pública colocam Rondônia em 1º lugar na redução de homicídios em todo o país

Investimentos na segurança pública colocam Rondônia em 1º lugar na redução de homicídios em todo o país

Mais uma vez a gestão do governador de Rondônia, Marcos Rocha é destaque nacional na construção de políticas públicas eficientes em benefício da pop

Atenção deve ser redobrada por parte de condutores, pais ou responsáveis no período de férias escolares

Atenção deve ser redobrada por parte de condutores, pais ou responsáveis no período de férias escolares

Em tempos de férias escolares, quando tende a aumentar o número de crianças brincando nas ruas, na frente das casas ou na região onde moram, a Prefeit

Deputado Jesuíno Boabaid preside audiência de Instrução Legislativa para discutir tabela salarial da segurança pública

Deputado Jesuíno Boabaid preside audiência de Instrução Legislativa para discutir tabela salarial da segurança pública

Sob a presidência do deputado estadual Jesuíno Boabaid, a Audiência de Instrução Legislativa realizada na manhã desta sexta-feira, no plenário Lúcia

Ações da gestão Marcos Rocha colocam RO em 1º lugar no ranking em percentual de reeducandos trabalhando

Ações da gestão Marcos Rocha colocam RO em 1º lugar no ranking em percentual de reeducandos trabalhando

Com a marca de 5.302 reeducandos atuando diretamente em atividades laborais, Rondônia passou a ocupar o 1º lugar no ranking dos estados onde mais in

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)