Terça-feira, 21 de outubro de 2025 - 18h53

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Hospital Central, unidade credenciada pela empresa IRB Prime Care, que tem sede em São Paulo e é de propriedade do médico Ivan Barbieri.
Durante algumas horas em que o secretário esteve no hospital, sempre acompanhado pelo diretor presidente da unidade, Dr. Viriato Moura, e pelo Dr. Ivan, ele visitou o setor de regulagem, onde os pacientes que estão na fila de espera do SUS aguardando cirurgias fazem o pré-operatório com uma equipe de especialistas e têm suas cirurgias marcadas para os dias seguintes.
Nessa ocasião, houve uma preleção por parte dos envolvidos no mutirão, quando os pacientes foram informados dos propósitos do projeto e de como seriam atendidos.
Na fase seguinte, a visita continuou no setor de internação do hospital onde se encontravam pacientes já operados, e os que estavam aguardando para serem chamados nos instantes seguintes. Durante a visita, foram muitas as manifestações de gratidão por parte dos enfermos que, emocionados, diziam-se felizes por estarem vivenciando aquele momento, após tanto tempo de espera. Depoimentos desses pacientes chegaram a provocar lágrimas em alguns dos presentes, inclusive no próprio secretário.
Em pouco dias, o hospital visitado já realizou mais de 300 cirurgias, entre as ortopédicas, urológicas e gerais. A equipe médica, formada por especialistas do Hospital Central e por alguns vindos de São Paulo, trazidos pela IRB, opera de 5 até às 23 horas, todos os dias, incluindo sábados domingos e feriados, segundo informou o Dr. Paulo Gondim, coordenador do setor de cirurgia do hospital.
O proprietário da IRB, em entrevista, disse que pretende continuar fazendo o possível para atenuar esse crônico problema de saúde do nosso estado, que já passou por vários governos, o que foi endossado pelo secretário, que se dispôs a dar o suporte necessário para que isso ocorra o mais rápido possível. Disse ainda que essa é a maior prioridade do governador Marcos Rocha.
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)