Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

SAÚDE: Cuide de seus olhos. Maquiagem e coceira podem envelhecer as pálpebras


 

O alerta é do doutor Valdemar K. Kjaer, responsável pelo setor de oculoplástica do CEOF (Centro Especializado em Oftalmologia), em Porto Velho/RO. Segundo o especialista, a pele da pálpebra é a mais fina do corpo humano e não tem nenhuma sustentação. Quando a pessoa coça muito ou manipula a pálpebra sem cuidado, por exemplo, ao aplicar ou retirar a maquiagem, a pele começa a ter rugas e linhas de expressão. Além disso, pioram as olheiras e as pálpebras ficam inchadas.

“Todas as vezes que as pálpebras são manipuladas, existe o risco de haver lesão, não só na pele, mas também nos tendões que mantêm as pálpebras em posição. Por isso, quem tem coceira ocular, enxuga as lágrimas de maneira equivocada ou manipula lentes de contato de forma incorreta, pode apresentar queda da pálpebra superior (ptose), pálpebra inferior virada para fora (ectrópio), além de outras deformidades das pálpebras. É muito perigoso coçar ou manipular excessivamente a região dos olhos”, explica o doutor Kjaer.

Pessoas que têm doenças que provocam coceira, tais como alergias, blefarite, olho seco ou doenças inflamatórias da superfície ocular, precisam tratar adequadamente suas doenças. Além das alterações das pálpebras, a coceira intensa pode causar lesões nos olhos (uveítes, ceratites, ectasia de córnea, inchaço do branco dos olhos, hemorragias da conjuntiva etc.)

Dicas para evitar as lesões de pálpebras:

A maquiagem deve ser aplicada com muito cui dado, sem puxar as pálpebras. Para retirar a maquiagem, nada de esfregar lenços ou algodão: o correto é usar demaquilante, com cotonete ou algodão, fazendo movimentos suaves de fora para dentro, isto é, do sentido da orelha para o nariz. O mesmo vale para lentes de contato: muito cuidado na hora de colocar e retirar, para não machucar os tecidos que compõem as pálpebras. Ao enxugar as lágrimas, não se deve esfregar o lenço. O correto é simplesmente pressionar o lenço descartável na região úmida, sem puxá-lo para o lado ou para baixo.

Quando surgem as lesões, muitas vezes são necessários tratamentos cirúrgicos para corrigir deformidades das pálpebras ou a aplicação do Botox® para atenuar rugas.

Para cuidar melhor das pálpebras, agende uma consulta com seu oftalmologista e peça por orientações. O doutor Valdemar Kjaer atende no CEOF (Centro Especializado em Oftalmologia). Consultas podem ser agendadas através do telefone (6 9) 3229-2929.

Fonte: Marilza Rocha

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)