Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde capacita servidores e traça plano estadual para o controle do tabagismo



Com o objetivo de diminuir o número de fumantes e de mortes em Rondônia e alertar sobre as doenças relacionadas ao cigarro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo. O evento acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. A oficina está qualificando 55 servidores do interior e da Capital e abrange técnicos e profissionais de nível superior. Durante a oficina estarão sendo discutidas propostas para a formulação do Plano Estadual de Controle do Tabagismo.

"Os problemas causados pelo cigarro estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, estamos buscando maneiras de minimizar os problemas com o tabagismo através da qualificação de funcionários que serão multiplicadores de informações, mantendo um fluxo contínuo de ações em espaços comunitários como escolas, unidades de saúde e ambientes de trabalho" explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A Oficina de Planejamento do Programa de Controle do Tabagismo contará com palestras, oficinas e orientações metodológicas. A capacitação debaterá temas como Tabagismo com Dependência, Câncer e seus fatores de risco e a implantação de um programa de Ambientes de Trabalho Livres de Tabaco. O evento terá a colaboração de duas técnicas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e terá a participação dos municípios Pólos Regionais.

Melhoria do setor público da saúde - "É uma determinação da administração Ivo cassol que a secretaria de saúde contribua de maneira efetiva para a qualificação dos profissionais da área, fator que a administração estadual considera fundamental para as atividades do setor. Também entendemos que a busca de parcerias é um complemento essencial para a melhoria do setor público da saúde", destacou o secretário da Sesau.

A qualificação contará ainda com profissionais de programas e setores como: Oncologia, Viva Mulher, Atenção Básica, Media e Alta Complexidade, Educação em Saúde, Cosems, Agevisa, Saúde Mental, Funasa, Seduc, Semusa e Proerd/PM. O Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) também são parceiros da Sesau na realização do curso.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)