Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura recupera saúde bucal na capital



O projeto Sorria Porto Velho, coordenado pela secretaria municipal de Saúde (Semusa) e implantado na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, tem beneficiado milhares de pessoas, com atendimentos odontológicos gratuitos e de qualidade. São serviços diversos como profilaxia, aplicação de flúor, restauração e obturação, tratamentos de canais e outros de média complexidade. O projeto é desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Estes últimos somam hoje três em Porto Velho (nas policlínicas José Adelino, Hamilton Gondim e Manoel Amorim) e oferecem serviços especializados, como tratamento endodôntico, atendimento aos pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor, periodontia, que é o tratamento de gengiva e diagnóstico bucal, com ênfase ao diagnóstico de câncer bucal.

Segundo Ancy Riva, da divisão de Saúde Bucal da Semusa, a pessoa é atendida na unidade de saúde, se o caso for simples é resolvido lá mesmo, se for necessário um tratamento mais complexo, ela é encaminhada para o CEO. “Além disso, as equipes da Semusa fazem palestras e distribuição de kits de escovação para as famílias e com orientação profissional. Estes kits são compostos por escova, creme e fio dental”, disse ela.

Ancy explica que com o projeto muitas pessoas voltaram a sorrir e também se despediram das constantes dores, devido as inflamações ou demais problemas. “Pessoas com vergonha de sorrir porque tinham os dentes danificados, hoje podem sorrir de novo, pois tiveram a oportunidade de fazer o tratamento necessário”, ressaltou.

Segundo o secretário Willames Pimentel, com o projeto Sorria Porto Velho, o município dá acesso à saúde bucal que era extremamente difícil e limitada, fazendo com que as pessoas se acostumassem a procurar atendimento odontológico somente em casos de dor. “Com os investimentos que a prefeitura de Porto Velho tem feito e com os recursos do governo federal, hoje nossas unidades podem oferecer outros serviços odontológicos e estes procedimentos permitem a salvação de muitos dentes que antes seriam extraídos. Além disso, estes investimentos têm garantido ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal de nossas comunidades, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população”, destacou Pimentel.

Com a implantação do projeto, a procura por atendimento tem crescido acentuadamente. Foram cerca de 24.564 atendimentos só para escovação supervisionada; 170 mil atendimentos nos serviços de atenção básica, como limpeza, aplicação de flúor e obturação e nos CEO’s 23 mil procedimentos.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)