Porto Velho (RO) sábado, 6 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho realiza ação de fiscalização em conjunto com a PM e Bombeiros

Neste primeiro momento as operações tiveram o cunho de orientação. A reincidência pode gerar multa de até 200% do valor do alvará


Prefeitura de Porto Velho realiza ação de fiscalização em conjunto com a PM e Bombeiros - Gente de Opinião

Estabelecimentos comerciais de todas as regiões de Porto Velho foram fiscalizados na tarde e noite do último sábado (21) em duas operações conjuntas entre Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O foco das operações foi assegurar o cumprimento das medidas adotadas em caráter de urgência pelos decretos do município e Governo do Estado para a não propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Além dos policiais, por determinação do prefeito Hildon Chaves, servidores do Departamento de Fiscalização da Secretária Municipal da Fazenda (Semfaz) e do Departamento de Posturas da Subsecretraria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) realizaram a vistoria tanto naqueles estabelecimentos vedados para o funcionamento neste período, como bares, boates, entre outros, quanto naqueles onde o funcionamento é permitido, desde que não haja consumo local, ocasionando aglomeração de pessoas, a exemplo de padarias e restaurantes, estes permitidos para retirada de pedidos no balcão ou entregas delivery.

Foram mais de 30 abordagens. Para a operação foram empregadas duas viaturas da Força Tática da PM, duas viaturas da Semfaz, uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma do Departamento de Posturas. Simultaneamente um carro com alto-falante conscientizava a população sobre os decretos, pedindo a colaboração de todos para que permanecessem em casa.

Neste primeiro momento as operações tiveram o cunho de orientação e emissão de notificações para em caso de reincidência, serem aplicadas sanções administrativas como multa de 200% do valor do alvará devido pela atividade econômica, assim como a interdição do estabelecimento. Na esfera penal, conforme decreto, será aplicada multa e até instaurada ação civil.

Além das avenidas onde estão concentrados esses empreendimentos, como Jorge Teixeira, Calama, Imigrantes, Farquar, Carlos Gomes, Amazonas e Abunã, a operação esteve ainda em residenciais como o Morar Melhor e Bairro Novo.

O Skate Partk e o Espaço Alternativo, onde rotineiramente concentram-se um grande número de pessoas, também foram alvo da ação. No local a equipe de Posturas apreendeu dois narguiles, espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado em grupo.

Mais Sobre Saúde

Leitos de UTI alugados com recursos da Assembleia começam a funcionar no Hospital de Amor

Leitos de UTI alugados com recursos da Assembleia começam a funcionar no Hospital de Amor

Durante a inauguração da ala do Hospital do Amor destinada ao tratamento de pacientes com covid-19, na manhã desta quarta-feira (3), o presidente

Cinco municípios de Rondônia apresentam índice de 100% de cura da Covid-19

Cinco municípios de Rondônia apresentam índice de 100% de cura da Covid-19

Segundo relatório do Sistema de Comando de Incidentes da Covid-19 em Rondônia, até esta quinta-feira (28), 1.869 pessoas que tiveram a doença se curar

Acadêmicos de Medicina Fabricam e entregam protetores faciais na UPA da Capital

Acadêmicos de Medicina Fabricam e entregam protetores faciais na UPA da Capital

Acadêmicos do 3° ano de Medicina do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA entregaram nesta quinta-feira (28) face shield (proter facial) pa