Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos

Mais de 7 mil pessoas são monitoradas nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho


Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos - Gente de Opinião

Para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas acometidas pela diabetes, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza o Programa Hiperdia em todas as unidades de saúde da rede municipal. A rede também presta assistência aos que sofrem de hipertensão.

Conforme a coordenadora do programa no município, Soraya Dalboni, atualmente existem 7.371 diabéticos cadastrados, monitorados e acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura, tanto na zona urbana quanto na região rural.

Desse total, 3.071 são insulinodependentes, ou seja, dependem da insulina para o controle da doença, sendo o medicamento fornecido pelo município.

“Eles ainda recebem o glicosímetro, a fita, a própria insulina e a medicação, além de serem orientados a praticarem atividades físicas e terem uma boa alimentação”, completou Soraya.

Camila Freire, médica generalista da UBS Agenor de CarvalhoCamila Freire, médica generalista da UBS Agenor de CarvalhoAlém dos adultos, 36 crianças de 1 a 12 anos, também acometidas pela diabetes, recebem toda a atenção da equipe multiprofissional da Prefeitura dentro das UBS. A critério médico, elas podem ser encaminhadas para especialistas.

PREVENÇÃO

A médica generalista da UBS Agenor de Carvalho, Camila Freire, informa que a diabetes é uma doença traiçoeira, que inicialmente não apresenta sintomas. Na maioria das vezes ela só é detectada através de exames de sangue, onde na verificação do nível da glicemia (açúcar no sangue).

Para prevenir a doença, a médica aconselha cuidar da alimentação, diminuindo e moderando o consumo de açúcar e seus derivados, carboidratos e outros alimentos que possam ocasionar o aumento da glicose no sangue, praticar exercícios físicos e realizar exames laboratoriais periodicamente.

Para receber o atendimento e toda atenção dispensada pela rede municipal de saúde, basta o paciente procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)