Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Planta evita o aumento de larvas da dengue


 
O início do período chuvoso em Cacoal traz o risco de epidemia de dengue. O município já enfrentou duas epidemias, uma entre 2004 e 2005, e outra no período chuvoso do ano passado até abril deste ano. Foram mais de três mil casos e 30 mortes por dengue clássica e hemorrágica.

Para prevenir a doença, uma escola do município fez uma pesquisa e descobriu que existe uma planta com potencial de evitar a proliferação da larva do mosquito Aedes Aegitpy, transmissor da doença.

A planta mágica se chama Crotalária Juncea e é originária da Índia. A planta dá flores amarelas que atraem libélulas, estes insetos precisam de água limpa e parada para por suas larvas, e elas devoram as larvas do mosquito transmissor da dengue, uma forma natural de evitar a proliferação da doença.

Para esclarecer melhor o uso da planta na prevenção a dengue, e estratégias de distribuição da planta em Cacoal, a Secretaria de Saúde realizou um treinamento sobre o assunto, no auditório do Banco do Brasil. Cerca de 70 agentes de Saúde, que trabalham no setor de Endemias (combate a dengue), participaram da reunião.

Na oportunidade eles souberam como utilizar e orientar moradores sobre o plantio da Crotalária. A ideia é distribuir o maior número de sementes que for possível, e inicialmente foram plantadas sete mil mudas no Viveiro Municipal, que estão disponíveis para a população. A Secretaria de Agricultura também é parceira do projeto, e já comprou 40 quilos de sementes para distribuição.

Fonte:Jornal A Tribuna - AC
 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)