Segunda-feira, 23 de maio de 2022 - 15h39

A abertura da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, na última sexta-feira (20), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, contou com a presença de mães receptoras, doadoras e autoridades das redes municipal e estadual de saúde. O evento abordou temáticas de sensibilização sobre a importância da doação de leite humano, para a recuperação dos recém-nascidos.
“Eu não tenho como externar toda a gratidão pelo cuidado que meu bebê recebeu, o que posso fazer para agradecer é ser uma doadora de leite” contou Rute de Jesus, mãe do Lucas, de três anos de idade, que ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, neonatal do HBAP, e hoje a mãe comemora a vida do filho.
Amanda Gabriele, de 19 anos, residente do município de Ji-Paraná, mãe do bebê Ravi, que nasceu no ultimo dia 11 de maio, com 34 semanas, pesando 1.620 gramas e continua internado na UTI neonatal para ganhar peso e fazer exames, conta um pouco de sua história. “Meu parto teve que ser antecipado, por conta da toxoplasmose. Há sete dias meu bebê está internado, e conto com a ajuda do Banco de Leite Humano para alimentá-lo. Agradeço a todas as doadoras, espero em breve também poder compartilhar”.
Receptoras, doadoras, pediatras, enfermeiras, nutricionistas e técnicas fizeram parte do café da manhã recheado de histórias de superação, sorteio de brindes e agradecimentos às equipes e às mamães aguerridas.
A pediatra Lúcia Maiorquin, coordenadora do método canguru, ressaltou durante a abertura “lidamos com prematuros, bebês que chegam aqui com 800 gramas, a nutrição é essencial para maior sobrevida deles, parabéns ao Banco de Leite, que é o nosso parceiro e as mamães doadoras” e finalizou afirmando: “nutrição é vida”.

Apenas em 2022 foram coletados mais de 212 litros de leite humano
A importância da solidariedade da sociedade, em compartilhar o valor dessa atitude do bem, foi a temática mais pontuada durante o evento. A doutora Edilene Macêdo, coordenadora do Banco de Leite Santa Ágata evidenciou que a doação de leite humano salva vidas, fortalece as crianças e une famílias. “É um ato de amor, de apoio a outras mulheres, um legado de contribuir com a vida”, destacou.
O diretor-geral da unidade, Rodrigo Bastos, falou sobre a referência do serviço no Estado de Rondônia: “nosso Banco de Leite foi implantado no final de 2004, e desde então vem marcando positivamente, e não vamos poupar esforços, para atingir nossa meta, que é o recebimento de mais de 120 litros de leite humano por mês”.
PARTICIPE
Para as mães interessadas na doação de leite materno, basta fazer o cadastro de doadoras, por meio de uma avaliação para verificar se a mãe está apta, verificando se a doadora tem alguma doença que comprometa a doação de leite, se faz uso de medicação que contra indique a doação. “Uma vez aprovada, receberá um kit com frascos estéreis, além de touca e máscara para utilizar durante a coleta de leite. Receberá a orientação de como deverá realizar a coleta. A doadora não precisa ir ao Banco de Leite Humano Santa Ágata para entregar o leite, nós vamos até a sua casa buscar, garantindo toda segurança”, explica a coordenadora.
PROGRAMAÇÃO
A programação, que só encerra no dia 2 de junho, está distribuída em oficinas de sensibilização, fórum de capacitações, rodas de conversa e curso para as equipes de atenção básica de saúde. A finalidade é integrar a sociedade, as redes municipal e estadual com informações sobre a importância da doação para a vida.
A Semana Estadual de Doação de Leite Humano passou a fazer parte do calendário oficial do Governo do Estado de Rondônia em 2012, com a Lei n° 2.859/2012.
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida
Sábado, 3 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)