Quarta-feira, 4 de maio de 2011 - 17h35
A falta de profissionais na saúde pública em Porto Velho ficou ainda mais evidente nessa semana. Dois médicos especialistas em cirurgia vascular foram transferidos para unidades do interior. Com isso o atendimento aos pacientes agendados no Hospital de Base e no Pronto Socorro João Paulo II ficou prejudicado.
Segundo o presidente do Sindicato Médico de Rondônia – SIMERO – Dr. Rodrigo Almeida, a decisão de transferir os médicos para cidades do interior foi da Secretaria Estadual de Saúde – SESAU. “Fica evidente que a decisão vai prejudicar o atendimento que já é difícil nos hospitais da capital”, lamentou.
De acordo com Rodrigo Almeida, os médicos foram transferidos da capital para os municípios de Ji-Paraná e Cacoal. A medida vai acarretar a diminuição de cirurgias eletivas em pacientes com risco de morte que aguardam pelo procedimento de cirurgia vascular nas duas principias unidades de saúde da capital. O presidente do sindicato denuncia que não haverá cobertura 24 horas no pós-operatório. “A solução é contratar mais especialistas. Não se pode apenas mudar o médico de lugar”.
Quadro crítico
Levantamento feito pelo SIMERO revela a diminuição de médicos especialistas nas unidades públicas de saúde. Desde 2010, o quadro vem sendo reduzido. O quadro de cirurgião vascular era formado por 10 médicos. Dois pediram exoneração do cargo. Outros dois foram transferidos para o interior, restando apenas seis. Segundo o sindicato da categoria, o número é insuficiente para atender a demanda crescente de pacientes.
Seriam necessários seis especialistas em cada hospital de Porto Velho, agora restam apenas três em cada unidade hospitalar. Para o presidente do sindicato, a redução resulta na sobrecarga de trabalho aos profissionais.
O SIMERO reconhece o esforço que o Governo emprega na tentativa de solucionar as questões no setor da saúde, mas o quadro está longe de ser o ideal. Nos hospital da capital e dos municípios do interior a quantidade de leitos é praticamente o mesmo. Longas filas de pacientes se formam ao amanhecer com pessoas de várias regiões em busca de atendimento. Além disso, a falta de insumos ainda é constante, e a compra de medicamentos esbarra na burocracia do serviço público.
Fonte: Adão Gomes / SIMERO
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à