Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Governo e Prefeitura anunciam novo Hospital de Urgência e Emergência



Uma parceria histórica foi estabelecida entre o Governo de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho na manhã desta segunda-feira (4). O governador Confúcio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho comandaram a solenidade em que a prefeitura doou um terreno localizado no bairro Embratel para o Estado construir o Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho.

O Decreto Municipal 12181, de 20 junho de 2011, oficializou a doação do lote de terra no Setor 5, quadra 49, com 10.987,24 metros quadrados e localizado na av. Venezuela, 2633.Governo e Prefeitura anunciam novo Hospital de Urgência e Emergência - Gente de Opinião

O custo total da obra está estimado em 70 milhões de reais. De acordo com o governador Confúcio Moura o hospital terá 3 ou 4 pavimentos, com 270 leitos convencionais e 35 leitos de UTI.

“O projeto executivo da obra, cujo custo gira em torno de 900 mil reais e será pago pelo consórcio Energia Sustentável, já está em elaboração. Em cerca de 60 dias ele estará pronto”, disse Moura.

A obra será licitada no segundo semestre e deverá ser concluída no final de 2012.
 

Solenidade

A cerimônia foi prestigiada por autoridades, funcionários públicos, representantes do consórcio Energia Sustentável e populares. O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho Eduardo Rodrigues disse que o legislativo municipal não se opôs à doação do terreno devido à importância da obra. Segundo Rodrigues o novo hospital vai desafogar o João Paulo e “governo e prefeitura demostraram grande sensibilidade com esta parceria”.

Satisfeito com a parceria, Confúcio Moura comunicou aos presentes que o hospital terá quatro ou cinco centros cirúrgicos e diversos serviços como radiologia, raio x, tomografia, entre outros. Ainda segundo o governador o Hospital de Pronto Socorro João Paulo II passará a atender somente pacientes ortopédicos e acidentados.

“O Estado tem uma dívida histórica imensa com Porto Velho e com Rondônia. E nós já começamos a pagar esta dívida. Podemos citar a reforma do Cosme e Damião, que será transformado em hospital geriátrico. O futuro Hospital do Câncer, que será gerido pela fundação de Barretos, próximo ao Hospital de Base e será referência em Oncologia. Sem falar nas duas UPA,s (Unidades de Pronto Atendimento) que serão construídas pelo nosso governo ainda neste ano”, destacou.

A deputada estadual Epifânia Barbosa foi categórica ao afirmar que o governador Confúcio Moura está resgatando uma grande dívida dos governos estaduais anteriores com o município de Porto Velho. “O governador sempre disse que o seu grande desafio seria melhorar a saúde e nós acreditamos nisso”.

Em seu discurso o prefeito Roberto sobrinho revelou que há cerca de 10 anos esse mesmo terreno teria sido doado ao governo estadual e nele também seria construído um hospital. “Infelizmente, como o governo não construiu e a legislação estabelece prazo para construção, o terreno foi devolvido ao munícipio”.

Sobrinho destacou ainda o “clima de beligerância” que existia entre a prefeitura e o governo estadual anterior. “O curioso é que na campanha eleitoral passada o então governador prometeu construir um hospital de urgência na Zona Leste sendo que eles tiveram 8 anos pra fazer e não fizeram”.

No terreno doado ao Governo do Estado a Prefeitura construiria seu centro administrativo, mas segundo Sobrinho “o hospital é uma obra prioritária”.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)