Sexta-feira, 23 de novembro de 2007 - 14h39
A Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) implantou um novo sistema de rede de computadores que diminui custos e acelera a comunicação entre os setores, no estado de Rondônia, norte do Mato Grosso e o sul do Amazonas.
Com a aquisição, a coordenação garante agilidade nas ações administrativas entre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) Porto Velho e Vilhena a as sete Casas de Apoio a Saúde Indígena (Casais) e 10 Pólos Base, melhorando o atendimento a população de mais de 15 mil índios atendidos pela Core-RO.
Através da conexão conhecido como 'frame-relay' os servidores têm acesso as informações disponível nos computadores interligados à rede, em qualquer município atendido pela regional.
Esta conexão é resultado da contratação, pela presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dos serviços da Embratel, e que disponibilizou pontos de conexão em algumas localidades da região atendida pela Core-RO.
Vale ressaltar que os programas e acessos foram desenvolvidos pelo responsável pelo Serviço de Modernização e Informática (Semin/Core-RO), Jaumir Ferreira, com apoio do prestador de serviço, Vinicíus Piassa e dos estagiários, Drago Brasil, Francisco Trajano.
Segundo Jaumir Ferreira, antes deste modelo ser implantado, a Funasa contava com o apoio do 'DataSus', que possibilitava o acesso apenas à internet, através de máquinas independentes, ou seja, sem conexação a uma única rede. Hoje, 86 máquinas estão em rede só no município de Porto Velho e 89 distribuídos pelo interior do estado, faltando à interligação das unidades situadas nos municípios de Juína e Aripuanã, no Mato Grosso e Ji-Paraná e Alta Floresta, em Rondônia.
O responsável pelo Semin/Core-RO acredita que até o final deste ano todo o trabalho de distribuição de pontos realizado pela Embratel esteja concluído e todas as máquinas da Core-RO interligadas ao novo sistema.
Fonte: Ascom
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha
Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri