Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ética médica é essencial à segurança do paciente e do profissional, diz Hiran Gallo




O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) promoveu, na noite desta segunda-feira, a primeira palestra do curso de Ética Médica para Médicos Residentes. Convidado para abrir o ciclo, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, abordou o tema “Conselhos de Medicina: Competências Legais”, e fez várias considerações sobre o Código de Ética da categoria.

 

O curso de Ética Médica para médicos residentes, segundo Gallo, faz parte do apoio que o Conselho Federal e os Regionais prestam à sociedade através do aprimoramento dos conhecimentos da classe médica. A programação do Cremero prevê outras seis palestras ao longo dos meses de abril e maio, abordando temas que vão do segredo médico a conduta ética nas UTIs.

 

Hiran abriu sua fala lembrando as funções institucionais dos Conselhos Regionais de Medicina e também do Conselho Federal e sua constituição, para em seguida abordar pontos cruciais da conduta ética do profissional.

 

Ele lembra que a má formação acadêmica dos novos médicos brasileiros faz com que alguns desses profissionais cheguem ao mercado de trabalho sem ter tido acesso ao Código de Ética Médica. “E isso é ruim para a população, que passa a ser atendida por um profissional sem a devida qualificação, mas também para o profissional, que certamente enfrentará problemas disciplinares”, disse, ressaltando que os estudantes de Medicina têm aula sobre bioética, mas as faculdades não se aprofundam no tema.

 

Residente médico se especializando em infectologia, o jovem médico Armando Nogueira considera de fundamental importância para o novo profissional esse tipo de abordagem sobre o Código de Ética da Medicina. Lembrando que muitos profissionais que vêm atuar em Rondônia são formados em outros países, como Bolívia e Cuba, Armando Nogueira classifica a preocupação do Cremero como essencial, “porque ela vem contribuir com a nossa formação”.

 

Armando acentua que para quem se forma no Brasil o problema não é tão acentuado quanto para os que cursaram medicina em outro país. “Cursei medicina no Rio de Janeiro, alguns conselheiros do Cremerj eram nossos professores e isso nos ajudou a ter maior contato com a legislação brasileira e com o Código de Ética Médica”, explica. Mesmo assim, segundo ele, o trabalho do Cremero junto aos residentes de Rondônia contribui para o aperfeiçoamento dos novos especialistas.

 

A próxima palestra está programada para o dia 14, quando o conselheiro Luciano Zago abordará a questão do segredo médico.

 

Veja, a seguir, a programação:

 

CRONOGRAMA

CURSO DE ÉTICA MÉDICA – CREMERO 2009

DATA

TEMA

PRECEPTOR RESPONSÁVEL

14/04/09

Segredo Médico

Dr. Luciano Zago

28/04/09

Responsabilidade Profissional

Dra. Marinês dos Santos César

05/05/09

Omissão de Socorro

Dra. Flávia Lenzi

12/05/09

Publicidade Médica

Dra. Rita de Cássia A. Ferreira Silva

19/05/09

Relação Médico X Paciente na ótica do CREMERO

Dr. Eduardo Wanssa

26/05/09

Conduta Ética nas U.T.I.s

Dr. Carlos Roberto Vieira

 

 

Local: Auditório ou Plenário do Cremero

Horário: das 19h30 às 22h30 horas

Público: Médicos Residentes

 

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)