Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Em resposta a Confúcio, entidade diz que tem proposta para solucionar caos na saúde de Rondônia



Lucas Tatuí

Um dia após o governador Confúcio Moura lançar um desafio em relação à situação crítica da saúde pública em Rondônia, surge a primeira reação. A diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Executivo do Estado de Rondônia (Sintraer) veio a público nesta sexta-feira (11) dizer que tem proposta para “tirar a saúde pública do caos”.Em resposta a Confúcio, entidade diz que tem proposta para solucionar caos na saúde de Rondônia - Gente de Opinião

O desafio do governador se deu da seguinte forma: comentando sobre o título de “pior hospital do País” dado ao Hospital e Pronto Socorro Estadual João Paulo II no Programa Bom Dia Brasil (da Rede Globo), Confúcio reconheceu na quinta-feira (10), em seu blog, que o “Pronto Socorro João Paulo II deve ser, realmente, o pior ou dos piores do Brasil”, e, ao final do texto postado, desafiou:

“Caso qualquer colega médico, não médico, tenha alguma sugestão inovadora, criativa, mais rápida que possa contribuir efetivamente para que saiamos todos, os rondonienses, deste caos nos serviços de Urgência e Emergência, que tanto nos humilha e envergonha, que se apresente com a sua idéia e iniciativa”. (Confuciomoura.com.br | Tags: João Paulo II | 10 novembro, 2011).

O Diretor Administrativo do Sintraer, Paulo Durand (administrador de empresas e representante de Rondônia no Conselho Federal de Administração - CFA) informa que a entidade tem um projeto pronto para apresentar ao governador, que, segundo ele, “consiste numa gestão de saúde pela tecnologia da comunicação e informação”.

Para o Diretor Jurídico do Sindicato, Oscar Rodrigues da Rocha (advogado e administrador), a execução do referido projeto representaria uma “revolução” no sistema público de saúde de Rondônia, por propiciar segurança, tecnológico e conforto aos profissionais e usuários. “O objetivo é tornar a administração pública mais inteligente, eficiente, integrada, abrangente, moderna e segura, advindo daí imensos benefícios econômicos e de bem estar”, explica Oscar.

A presidenta do Sintraer, Mirtes Feitosa, diz que a diretoria da entidade está à disposição do governador Confúcio Moura para apresentá-lo o projeto detalhadamente. “O governador lançou o desafio dizendo que, quem tiver uma proposta para mudar a situação da saúde que o apresente. Nós temos uma proposta, ou melhor, um projeto concluído. Agora só resta ele nos receber em seu gabinete”, acrescentou Mirtes.

EM SÍNTESE, O PROJETO DO SINTRAER
TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS:


- Promover o Bem Estar e Saúde a cada cidadão da comunidade;

- Promoção da Política e Administradores Envolvidos com a Saúde da Comunidade;

- Integração, Unificação e Dinamização de todas as Estruturas Físicas, Serviços e Funções da Assistência à Saúde;

- Integração, Motivação, Qualificação e Potencialização dos esforços e pessoal envolvidos com a Assistência a Saúde;

- Desburocratização, Agilidade e Precisão em toda Função, Evento e Atitude na Assistência a Saúde Pública;

- Integração, Centralização, Padronização, Processamento e Interpretação das Informações em Tempo Real;

- Prevenção, Agilidade e Precisão nas tomadas de decisões, com redução de custos;

- Qualidade de Vida e Amor ao Próximo.

(Fonte: Sintraer-2011)

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada.

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)