Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Casos de tuberculose caem pela primeira vez na história


Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília – O número de pessoas com tuberculose em todo o mundo caiu pela primeira vez, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Relatório de Controle Global da Tuberculose 2011 aponta que o número de infectados passou de 9 milhões em 2005 para 8,8 milhões no ano passado.

Dados globais indicam ainda que a doença matou 1,4 milhão de pessoas em 2010, após atingir o pico de 1,8 milhão de óbitos em 2003.

Grande parte do avanço registrado atualmente, de acordo com a OMS, é resultado da expansão de esforços em países como Quênia e Tanzânia, onde muitos casos da doença estão relacionados a pessoas soropositivas. O Brasil também foi citado no relatório por ter alcançado uma melhora “significante e sustentada” no cenário da tuberculose.

A OMS ressaltou, entretanto, que o progresso alcançado até hoje corre risco em razão do subfinanciamento no setor – sobretudo no combate a um tipo de tuberculose resistente a medicamentos. O problema, segundo o órgão, é que a maioria dos países de baixa renda depende exclusivamente de financiamento externo.

A estimativa é que o financiamento em 2012 totalize US$ 1 bilhão – dos quais US$ 200 milhões seriam para a resposta à forma mais resistente da tuberculose.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, avaliou que a queda no número de doentes e de mortes é motivo de celebração, mas não é motivo para complacência. Ele pediu apoio para o programa Stop TB Partnership, lançado em 2001, com o objetivo de eliminar a doença como um problema de saúde pública em todo o planeta.

A taxa de mortalidade da tuberculose caiu 40% entre 1990 e 2010. A expectativa é que, por meio do programa, todas as regiões do planeta, com exceção da África, alcancem uma redução de 50% até 2015.

 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)