Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Casos de hepatite em municípios do AM chamam a atenção de autoridades


 

Índices crescentes de ocorrência de hepatites virais no Amazonas alertaram a Câmara dos Deputados nesta semana. Segundo informe da Casa Legislativa, somente nos municípios das calhas dos rios Juruá e Purus, 300 mil a 500 mil pessoas são portadoras dos vírus "B" e "C" da doença.

Devido à constatação dos casos na região, foi protocolada na Câmara uma indicação ao Ministério da Saúde, a fim de que haja a implementação de um programa regional de enfrentamento da enfermidade no estado.

O programa deverá ser feito em parceria com o governo do Amazonas e as prefeituras dos municípios atingidos.

Conforme dados de entidades representativas de pacientes de hepatite, há municípios em que 30% da população está infectada com um dos vírus da hepatite. Segundo relatos, foi comprovada a ocorrência da doença, inclusive, em crianças e jovens vacinados.

O informe atribui a situação emergencial nos municípios atingidos devido à ausência de atendimento ambulatorial e hospitalar adequado para tais casos. Além disso, a falta de um trabalho amplo e permanente de prevenção à enfermidade serve para agravar a situação.

O número de vítimas fatais ainda não foi confirmado pelas autoridades. De acordo com informações, muitos pacientes estão sendo encaminhados para Manaus, a fim de conseguir medicamentos e tratamento adequado.

Fonte: CNN/Com informações da Câmara dos Deputados

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)