Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Câncer de Pele: detectado mais de 50 novos casos em RO


  
Médicos dermatologistas fizeram sete horas de atendimentos de graça para prevenir o câncer de pele em pacientes vindos de quinze municípios, de norte a sul do Estado de Rondônia, no último sábado (27), em Ji-Paraná, durante a 12ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O único posto de atendimento credenciado nacionalmente é a Santa Casa de Misericórdia.

Segundo o coordenador estadual da campanha, o dermatologista, Silmar Regis Camarini, o risco é maior para quem toma sol sem pensar na saúde. “Uma pesquisa da SBD constatou que cerca de 70% dos brasileiros não utilizam o produto diariamente, nem mesmo nos dias quentes de verão. Só no Brasil, o Inca (Instituto do Câncer) aponta que sejam registrados até dezembro deste ano quase 120 mil diagnósticos positivos da doença”, disse Camarini.

A avaliação da dermatologista Alessandra Dalla Marta Camarini é que a campanha foi satisfatória neste ano. “Podemos perceber um bom nível de esclarecimento das pessoas sobre a doença. Com isso, percebe-se que a região esta orientada a se autoconsultar antes de vir ao posto de atendimento”, comentou a médica.

“Antes a demanda era grande sem o atendimento dermatológico na região, no que se refere a 2006, tivemos 1.243 atendimentos. No passado, tivemos 401 atendimentos da campanha, com 39 casos confirmados. Com outros atendimentos durante o ano na própria Santa Casa e a demanda em clinicas esse numero foi elevado para 200 somente no município de Ji-Paraná. Mas, de lá para cá, casos crônicos já foram tratados ou estão em procedimento”, explicou o coordenador da campanha, Silmar Camarini.

Para a presidente da Santa Casa de Misericórdia, Marta Kooper, a instituição trabalha na saúde preventiva da comunidade. E acima de tudo estamos aqui para conscientizar. Atendemos aqui diariamente dezenas de pessoas que precisam de ajuda e orientação. Ainda é pouco o que fazemos, mas o que realizamos ajuda a desafogar o serviço público no município”, diz.

O vigilante, Jerônimo Rodrigues Oliveira, é um dos pacientes que veio de longe para participar da campanha, morador de Pimenteiras do Oeste, a 500km de Ji-Paraná. “Nossa região é carente de especialistas em diversas áreas médicas. Isso fez com que nosso grupo [12 pessoas] deixasse os afazeres, e em parceria com a secretaria de saúde de nossa cidade, pudéssemos estar aqui”, relatou.

NOVOS DADOS

Em 2010, a procura foi de 305 pessoas. Destes, 54 novos casos foram detectados, ou seja, 17,70% dos pacientes. Os casos com suspeita de câncer de pele foram imediatamente encaminhados para tratamento gratuito na Santa Casa. O procedimento será no próximo sábado (04/12), das 8h às 15h.

 

COMO CONSTATAR

A pessoa deve ficar atenta se uma pinta preta ou castanha muda sua cor, se uma mancha ou ferida que não cicatriza apresenta coceira. Esses são alguns sintomas da doença. O câncer de pele tipo não melanoma é o de maior incidência entre os brasileiros, um resultado de um processo evolutivo - por exemplo, muitas exposições solares - ao longo dos anos de vida.


PARCERIAS

Durante todo o dia a campanha contou com a colaboração de 50 voluntários. Acadêmicos do curso de Enfermagem e Farmácia e Bioquímica do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (Unijipa), funcionários da Pica-Pau e do Centro de Ensino Técnico (Ceet) e pessoas cadastradas na própria instituição.

“Ação como está é super importante. É possível aprender com trabalhos voluntários, sem contar que podemos ajudar o próximo e a nós mesmos. Há ainda muita falta de informação nas classes menos favorecidas. É hora de explorar (sic) pessoas com conhecimentos mais avançados na promoção da busca pelo saber e favorecer aos outros uma melhor qualidade de vida”, disse a colaboradora Andréa Cabral de Freitas, cursista de radiologia.

Fonte: Etiene Gonçalves
 

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)