Sábado, 4 de julho de 2020 - 10h09

É cada vez maior o número de pessoas que fazem aplicação da toxina botulínica (conhecida popularmente como botox) para aliviar a dor de cabeça crônica (enxaqueca) provocada pela tensão do músculo e pelo “bruxismo” (quando a pessoa pressiona ou range os dentes enquanto dorme).
O cirurgião plástico Marcelo Almeida afirma que apesar da procura por esse procedimento ter aumentado, ainda existe muitos pacientes que, receosos, só recorrem à toxina como última alternativa, após passarem anos sofrendo de enxaqueca e usando diversos medicamentos que não surtem efeito.
“Mas é importante esclarecer que está comprovado cientificamente que o tratamento com a toxina botulínica é eficaz nesses casos extremos”, revela.
Tem restrição?
Ele esclarece que a aplicação de botox com a finalidade terapêutica pode ser realizada em pacientes a partir dos 15/16 anos, “mas deixando claro que nessa faixa etária é fundamental levar em conta a gravidade da enxaqueca”
Duração – efeito
A ação terapêutica tem o mesmo período de duração que o botox aplicado para fins estéticos, ou seja, de quatro a seis meses, dependendo da musculatura e do biotipo de cada paciente.
A ação da toxina no organismo leva em torno de dois dias para começar a fazer efeito, sendo que o pico ocorre de sete a 15 dias, de acordo com o cirurgião plástico.
Reaplicação
“Se não reaplicar após os 4/6 meses volta tudo ao normal como era antes de fazer esse procedimento”, esclarece o médico, frisando “que a toxina botulínica, por ter uma curta durabilidade, é um tratamento paliativo”.
Porém, afirma ele, a vantagem de aplicá-la é que, além do efeito terapêutico da enxaqueca tensional, cuida também da parte estética, pois deixa o rosto mais bonito e harmonioso.

Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)