Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Após encerramento da campanha, vacina contra a gripe está disponível enquanto durar o estoque em Porto Velho

Ministério da Saúde liberou mais um prazo para inserção dos dados de vacinação no sistema


Qualquer pessoa acima de seis meses pode se vacinar contra a gripe - Gente de Opinião
Qualquer pessoa acima de seis meses pode se vacinar contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi encerrada em fevereiro, no entanto, ainda há doses disponíveis no estoque. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), convida quem ainda não se vacinou, para garantir a imunização contra a influenza.

O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, confira os endereços e horários clicando neste link. Para se vacinar, é necessário estar com cartão do SUS ou CPF.

Quem pode se imunizar?

Em Porto Velho, qualquer pessoa acima de seis meses pode se vacinar contra a gripe. Pessoas que fazem parte de grupos de risco, como gestante, puérpera, idoso, imunocomprometido, entre outros, devem se identificar ao vacinador no ato da imunização.

O imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde do municípioO imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município

Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, após o encerramento da campanha, o Ministério da Saúde liberou, ainda, mais um prazo para inserção dos dados de vacinação no sistema.

“Esse prazo é para que a gente possa aplicar as vacinas remanescentes no estoque. Então, nós precisamos que as pessoas que ainda não tomaram o imunizante, procurem as nossas unidades para garantir a imunização. Outra campanha como essa só será realizada no final deste ano”, explica a coordenadora.

CAMPANHA

Essa foi a primeira vez que a campanha de vacinação contra a gripe aconteceu no final do ano passado e início deste ano.

A estratégia, adotada de forma inédita pelo Ministério da Saúde, foi lançada visando atender as particularidades da região, que, nesta época, passa pelo período de inverno amazônico, fase de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Antes, a campanha era realizada entre os meses de abril e maio do ano seguinte, em todo o país. Seguindo este cronograma, a nova campanha de vacinação contra a gripe deve iniciar no final deste ano, ou seja, o cidadão que não se imunizar ainda durante este período final, só receberá a dose no mês de dezembro.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Pensando na saúde das crianças e na tranquilidade das famílias, o governador de Rondônia, Marcos Rocha determinou a retomada do atendimento pediátri

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)