Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ambulatório Santa Marcelina prestará atendimento pediátrico e ginecológico



Foi inaugurado nesta sexta-feira (07) no município de Porto Velho, o Ambulatório Santa Marcelina. Esta obra teve o apoio do Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) que destinou para a compra de equipamentos hospitalares e medicamentos R$ 700 mil, valor que tem sido ampliado anualmente para o atendimento da população de todo o estado, Mato Grosso e Bolívia.

Para o deputado com o crescimento da população em Rondônia, fruto das obras das hidrelétricas do Madeira, mais atenção as ações de saúde e infraestrutura hospitalar precisam ser ampliadas e melhoradas.

Segundo Valverde toda ação em saúde é bem-vinda, mas que muito ainda será feito no estado para melhorar a qualidade no atendimento médico. “ Qualquer ação na área de saúde é comemorada, mas ainda precisamos implementar outras ações, como o hospital infantil. Não descansarei enquanto não conseguir essa meta”, disse.

Com os recurso do parlamentar foi possível equipar a unidade, com macas, medicamentos e ainda, a aquisição de equipamentos para o centro cirúrgico que irá ajudar auxiliar em cirurgias de pequena complexidade.

Fundado em 1975 as obras sociais Santa Marcelina, é referência para o Estado de Rondônia e estados vizinhos na especialidade de Hanseníase. Atende através do Sistema Único de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia e Secretaria,  Municipal de Saúde de Porto Velho.

Em 2008 o hospital atendeu mais 98 mil pessoas nas mais diversas especialidades. Foram realizadas cerca  de 4.019 cirurgias, 40.351 consultas. Foram fornecidas mais de 2 mil cadeiras de rodas além de materiais especializados. Número que será ampliado graças ao novo ambulatório inaugurado.

Para diretora administrativa da unidade, Irmã Lina Maria Ambiel, o apoio do deputado Eduardo Valverde foi indispensável para a concretização e conclusão de mais essa etapa, e que é uma evidência da preocupação do parlamentar com a saúde. Ela agradeceu também o apoio financeiro “que veio em boa hora e será utilizado para aquisição de medicamentos, manutenção e ações diversas”.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)