Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Titula Brasil: capacitações do Incra viabilizam núcleos municipais de regularização fundiária em RO

Urupá, Pimenta Bueno e Ariquemes serão os polos das atividades de capacitação do programa Titula Brasil no estado


Titula Brasil: capacitações do Incra viabilizam núcleos municipais de regularização fundiária em RO - Gente de Opinião

A superintendência do Incra em Rondônia deu início em Urupá (RO), nesta quinta-feira (23), às capacitações presenciais para o funcionamento efetivo dos Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF) do Programa Titula Brasil no estado. O município é um dos polos das atividades, que reunirá participantes de Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Urupá, Alvorada D’Oeste, Seringueiras, Costa Marques, e São Francisco do Guaporé.

Os Núcleos funcionarão nas prefeituras conveniadas com o Incra no apoio às atividades preparatórias para a titulação das terras, onde os servidores e colaboradores municipais atuarão no trabalho de campo e instrução processual, tanto de assentamentos quanto de áreas públicas rurais da União e do Incra. O Programa Titula Brasil foi criado para possibilitar essa parceria entre o governo federal e os municípios em prol da regularização fundiária.

O Incra ofereceu no primeiro semestre capacitações remotas por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). A etapa atual, de acordo com o superintendente do Incra em Rondônia, Mário Moacir de Almeida, é uma sequência para o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos e esclarecimento de questões regionais. “Com isso, buscamos o início efetivo do Programa Titula Brasil em Rondônia”, afirmou o superintendente.

A capacitação foi dividida em três grupos considerando a localização geográfica, a logística e o distanciamento social necessário na pandemia, já que a previsão é de 170 participantes.

Com as orientações locais, as Prefeituras conhecerão o fluxo dos trabalhos e será fomentada a realização das vistorias e treinamento nos sistemas, segundo a coordenadora do programa em Rondônia, Elayne Friozo de Pontes.

A capacitação acontecerá em Pimenta Bueno nos dia 30 de setembro e 1º de outubro, reunindo as prefeituras de Ministro Andreazza, Castanheiras, Espigão D’Oeste, São Felipe D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenta Bueno, Vilhena, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Colorado do Oeste e Cerejeiras.

Nos dias 7 e 8 de outubro será realizada em Ariquemes, com os municípios de Nova Mamoré, Porto Velho, Candeias do Jamari, Buritis, Alto Paraíso, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Ariquemes, Monte Negro, e Campo Novo de Rondônia.

Mais Sobre Rondônia

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Para expandir o atendimento do programa estadual “Prato Fácil”, com o fornecimento de refeições saudáveis, nutritivas e a baixo custo, o Governo de

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

O Governo de Rondônia anunciou ontem (27) véspera do Dia do Servidor Público, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), publicou na segunda-feira (25), o Edital nº 237/2021 refer