Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

TCE, MPC e Profaz abrem evento sobre segurança em barragens e atividade mineradora nos municípios rondonienses


TCE, MPC e Profaz abrem evento sobre segurança em barragens e atividade mineradora nos municípios rondonienses - Gente de Opinião

Foram abertos na manhã desta quinta-feira (9) o I Fórum de Municípios Mineradores do Estado de Rondônia e o Workshop sobre Segurança de Barragens, eventos sob a chancela do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz).

 

Realizada no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Porto Velho, a solenidade de abertura teve a presença de representantes de órgãos parceiros do TCE/Escola Superior de Contas no desenvolvimento das ações referentes ao Profaz, como o Ministério Público de Contas (MPC-RO), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e a União das Câmaras de Vereadores de Rondônia (Ucaver).

 

Também presentes representantes de instituições envolvidas na realização do Fórum e do Workshop, como o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam/CRPV), a Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS-N) e o Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).

 

DESENVOLVIMENTO

 

Juntamente com a procuradora-geral do MPC, Yvonete Fontinelle de Melo, o coordenador geral do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando que o Fórum e o Workshop são eventos alinhados a eixos desenvolvidos pelo programa de modernização, especialmente no que se refere ao desenvolvimento econômico-regional e à sustentabilidade, além de trabalharem temáticas atuais e relevantes no cenário nacional.

 

No tocante à primeira temática, o conselheiro falou da necessidade de se estimular o debate sobre a atividade mineradora nos municípios, dada sua importância como fonte de geração de emprego e renda e seu papel estratégico sob o viés do desenvolvimento industrial e tecnológico, assim como o fato de ser uma atividade de elevado grau de potencial danoso ao meio ambiente e à sociedade.

 

Para exemplificar, falou da exploração ilegal e irracional dos recursos minerais que ocorre em Rondônia. “Segundo a Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), são retirados de Rondônia, só de diamantes, mais de 250 milhões de dólares por ano, ou seja, quase R$ 1 bilhão que saem sem deixar um centavo em tributos, porque não há fiscalização”, acentuou.


Quanto à segurança de barragens, Benedito Alves lembrou que, com o advento das tragédias causadas pelas rupturas de barragens em Minas Gerais (Mariana em 2015 e Brumadinho este ano), bem como recentes eventos de rompimentos de barragens no município de Machadinho do Oeste, há uma mobilização social em torno do tema, surgindo daí a ideia de se reunir, no evento, pesquisadores e profissionais de grande expertise no assunto.

 

Antes de declarar abertos o Fórum e o Workshop, o coordenador geral do Profaz ainda fez um agradecimento especial a todos os envolvidos na realização dos eventos, tanto unidades internas do TCE quanto parceiros externos. “Cada um dando sua contribuição para que materializemos o estado de bem-estar social, para servir nossa população”, completou.

 

O I Fórum de Municípios Mineradores do Estado de Rondônia e o Workshop sobre Segurança de Barragens têm continuidade com palestras e debates ao longo desta quinta-feira, encerrando-se nesta sexta-feira. Participantes receberão certificados expedidos pela Escola Superior de Contas do TCE-RO.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

O serviço Geração Emprego, do Governo de Rondônia, está oferecendo uma oportunidade única para os interessados em se capacitar profissionalmente. São

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

A servidora mais longínqua da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Maria dos Santos Farias foi uma das homenageadas do Projeto “M

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Praças, bosque, pista de caminhada; porto; ginásio e campo esportivo fazem parte das diversas obras de construção e revitalização que estão em andamen

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

FIERO inaugura o Observatório da Indústria

A partir de agora, Rondônia conta com um instrumento inteligente para estudar, monitorar e prestar informações sobre tendências e oportunidades em a

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)