Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Seduc realiza abertura da 1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena


Mostra Estudantil  de Arte e Cultura Indígena faz parte das do Festival Estudantil Rondoniense de Artes - Gente de Opinião
Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena faz parte das do Festival Estudantil Rondoniense de Artes

A solenidade de abertura da 1ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena 2023 – Maloca aconteceu na terça-feira (18). A Mostra faz parte das ações desenvolvidas no Festival Estudantil Rondoniense de Artes – Fera. Estão participando estudantes de 22 etnias, de 23 escolas indígenas do Estado. Ao todo foram disponibilizadas 80 vagas para alunos/artistas, 20 para professores e 13 às Coordenadorias de Educação Indígena. A abertura aconteceu na sede do Memorial Rondon, na estrada do Santo Antônio, em Porto Velho.

As ações são executadas pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, sendo desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini destacou em seu discurso de abertura, que, dentre os objetivos da Mostra, está o incentivo à arte e à cultura dos povos indígenas de Rondônia na Rede Pública de Ensino. “É um sonho meu sendo realizado, mas esse sonho só pode acontecer porque a Seduc tem uma equipe de servidores que não mede esforços em fazer acontecer. Em 29 anos de carreira tive oportunidade  de conhecer a Educação Indígena. Esta 1ª Mostra visa fortalecer, valorizar e respeitar o trabalho, a cultura e os valores dos indígenas. Nesta quarta-feira é Dia dos Povos Indígenas, e a abertura é apenas para que possamos lembrar da grandiosidade da luta desses povos. hoje é um momento para comemorações”, evidenciou.

Ana Lúcia enfatizou ainda que, o estado de Rondônia recebe centenas de turistas e que o interesse na maioria das vezes é voltado a conhecer a cultura indígena. “Eles querem conhecer as comunidades, e precisa partir de nós essa valorização e não somente das pessoas que vêm de fora. E investir na educação dos povos indígenas para que a Seduc leve estrutura, aprendizagem, esporte e cultura para dentro das aldeias é um passo importante para essa valorização”, ressaltou.

PRESERVAÇÃO À CULTURA

Professor indígena Iran Kav Gavião, da Escola Indígena Zavidiaj, de Ji-Paraná

Professoras indígenas e coordenadoras de Educação Indígena destacaram a importância do incentivo à preservação da cultura dos povos, entre elas, a professora Jéssica Oliveira Karitiana, assessora da coordenadoria de povos indígenas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

Jéssica Karitiana, que é graduada em Arqueologia pela Universidade Federal de Rondônia – Unir, destacou a riqueza na diversidade cultural de cada etnia. “Cada comunidade tem a sua especificidade. A Educação Indígena é diferenciada, e é preciso trazer esse debate à comunidade não indígena. Temos muitos artistas e muito a mostrar. São pinturas corporais, trançados, artefatos, as línguas maternas, danças e músicas”, enfatizou.

Outra fala de destaque, bastante aplaudida foi a do professor indígena Iran Kav Gavião, da Escola Indígena Estadual de Educação Fundamental Zavidiaj, localizada no município de Ji-Paraná. “Estou feliz em participar desta Mostra e trazer ao público um pouco da nossa dança e dos nossos costumes. Nós existimos e eventos como esses precisam acontecer mais vezes. A sociedade precisa conhecer a nossa história e a nossa cultura. Um dos nossos desafios é fortalecer entre os mais jovens que convivem com os não indígenas e aos poucos vão esquecendo a própria cultura, seu modo de viver”, disse.

Atividades da Maloca continuam acontecendo na manhã desta quarta-feira

Para o governador do Estado, Marcos Rocha, a Educação Indígena é uma prioridade. “É o primeiro de muitos eventos que a Seduc vai promover. Entendo que essas atividades proporcionem a troca de saberes entre pesquisadores, educadores, estudantes e arte indígena, propiciando intercâmbio das diferentes produções artísticas entre as escolas indígenas, em Rondônia”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO

As atividades da Maloca continuam acontecendo na manhã desta quarta-feira no Museu Palácio da Memória Rondoniense e na Casa da Cultura Ivan Marrocos. No período da tarde a programação segue no Teatro Guaporé e encerram na manhã de quinta-feira (20), no mesmo local.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Ações governamentais contemplam famílias indígenas em Rondônia

Celebrado em 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas tem como objetivo reforçar a importância da diversidade das culturas e histórias, garantir direi

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

OABRO apoia e celebra iniciativa do governo que reduz ICMS e exige aumento na oferta de voos em Rondônia

A recente perspectiva de aumento na oferta de voos para atender o estado de Rondônia é celebrada pela OAB Rondônia, que esteve atuando e apoiando as

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

“Geração Emprego” do Governo de RO oferece mais de 630 vagas em cursos gratuitos no Estado

O serviço Geração Emprego, do Governo de Rondônia, está oferecendo uma oportunidade única para os interessados em se capacitar profissionalmente. São

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

Servidoras com mais de 30 anos de contribuição ao Estado de Rondõnia são homenageadas pelo Governo

A servidora mais longínqua da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), Maria dos Santos Farias foi uma das homenageadas do Projeto “M

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)