Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Mil Dias de Gestão: Setic destaca ações que impulsionaram o avanço tecnológico do Governo de Rondônia


Para debater sobre temas de tecnologia da informação, foi criado o Seticast - Gente de Opinião
Para debater sobre temas de tecnologia da informação, foi criado o Seticast

O setor de tecnologia ganhou destaque na atual gestão do Governo de Rondônia. De 2019 a 2021, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) realizou diversas atividades que atendem às atribuições, como coordenar, padronizar e organizar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Governo do Estado.

Uma das ações destacada nos mil dias de gestão do governo Marcos Rocha refere-se ao fortalecimento da tecnologia, com a reestruturação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), conforme a Lei Complementar nº 1062, do Diário Oficial.

A mudança não aumentou o número de cargos, nem de despesas e teve o objetivo de aprimorar a tecnologia da informação e comunicação do Estado com a aquisição de equipamentos, ativos de rede e softwares de ponta, visando a expansão do Data Center governamental, além de ampliar a capacidade de armazenamento, garantiu também o aprimoramento e a melhoria das rotinas de segurança.

Outro investimento na infraestrutura foi a aquisição de um Data Center de redundância (modelo container), equipamentos e softwares de ponta com o objetivo de melhorar a alta disponibilidade de serviços. Com essas aquisições, o acesso a diversos serviços ganhou mais celeridade e a garantia de continuarem em funcionamento mesmo em casos de interrupções de energia, otimizando também os trabalhos dos servidores públicos do Estado.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

A Setic também avançou na desburocratização, agilidade, publicidade e transparência do serviço público. Concebido sob a liderança da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), gestora do projeto (cliente), com a parceria da Setic (desenvolvedora), o novo Portal do Servidor, cujo acesso pode ser feito por meio do endereço portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br, contempla vários serviços ou sistemas integrados, entre eles a integração com o e-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do servidor), SID (solicitação de férias), Skala (registro de plantão) e o Comunique-se (intranet), que propõe melhorar a comunicação interna – do servidor com a Administração.

A Plataforma de Publicação Eletrônica (PPE), desenvolvida em parceria com o Diário Oficial do Estado de Rondônia (DIOF- RO), é um sistema que permite a solicitação e gerenciamento de publicações das unidades governamentais e não governamentais de Rondônia. O que antes era feito manualmente, hoje conta com mais agilidade e segurança, facilitando a continuidade das atividades do DIOF que, mesmo com a pandemia, se manteve estável economicamente. A plataforma é um marco por ampliar a publicidade dos atos do Poder Executivo, mas também por fornecer mecanismo que fortalece a democracia.

AMBIENTAL, SAÚDE, AGRO E INDÚSTRIA

VisaOn: Plataforma de Vigilância Sanitária Rondônia em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Foi o sistema que revolucionou a operação e gerência do serviço de vigilância sanitária do Estado no atendimento às demandas dos empreendedores do setor de saúde e da população.

SUSIE: Sistema de Fiscalização de produtos de origem animal em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). O sistema faz emissão on-line de vistoria para os 18 tipos de indústrias e agroindústrias que trabalham com produtos de origem animal em Rondônia. A iniciativa para construção do novo sistema tem por objetivo facilitar o acesso dos estabelecimentos aos serviços fornecidos pelo Estado.

SOCIEDADE E A PANDEMIA

Além das ações entre os servidores, a Setic se fez presente no desenvolvimento do software para fornecimento de refeições aos cidadãos vulneráveis de maneira eficiente, no projeto “Prato Fácil”, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Durante o período de home office foram lançados 23 novos sistemas. Em destaques estão:

Programa de Transparência de Renda Temporária (AmpaRO) – Desenvolvido em apenas cinco dias, em parceria com a Seas, destinado ao cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, tendo como resultado mais de 22 mil beneficiários.

Sistema de Análise de Propostas Culturais (SapCultural) – Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), visando garantir renda emergencial para os profissionais dos setores cultural, criativo e ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e editais para o setor. Foram nove editais publicados, mais de 600 cadastros e 124 artistas contemplados com o auxílio.

Mais Sobre Rondônia

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Para expandir o atendimento do programa estadual “Prato Fácil”, com o fornecimento de refeições saudáveis, nutritivas e a baixo custo, o Governo de

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

O Governo de Rondônia anunciou ontem (27) véspera do Dia do Servidor Público, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), publicou na segunda-feira (25), o Edital nº 237/2021 refer