Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Rondônia

Mil Dias de Gestão: Corpo de Bombeiros promoveu atuações em diversas áreas em prol da população de Rondônia


Durante a pandemia da covid-19, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) atuou na transferência de pacientes e transporte de vacinas - Gente de Opinião
Durante a pandemia da covid-19, o Grupo de Operações Aéreas (GOA) atuou na transferência de pacientes e transporte de vacinas

Inúmeras foram as ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) durante os mil dias da gestão Marcos Rocha. A corporação chegou às mais diversas áreas em todos os 52 municípios, com suas 15 unidades, atendendo as necessidades da população rondoniense. O trabalho do Governo do Estado tem o objetivo de manter equilíbrio do meio ambiente, para educar a população sobre prevenção aos incêndios, principalmente no verão amazônico, período de maior estiagem e em que os focos de incêndio crescem gradativamente nos municípios.

Desde 2019, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) firmaram parceria com assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, publicado no Diário Oficial em 19 de agosto de 2019, para compartilharem a sala de situação e juntos, estabelecerem ações integradas relacionadas ao monitoramento e fiscalização do desmatamento, combate a incêndios florestais, queimadas não autorizadas, proteção e manutenção das unidades de conservação.

Bombeiros atuam no combate a queimadas em todo o Estado

Com grande crescimento urbano nos últimos anos em todo o Estado e a construção de novos empreendimentos, alguns com mais de 20 andares, foi necessário mais investimentos no segmento de resgates. Atualmente, as 15 unidades do Corpo de Bombeiros no Estado atuam com equipamentos modernos, que atendem e prestam socorro à população.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nivaldo de Azevedo Ferreira, afirma que mesmo com as mudanças de comando pelo tempo de serviço, o trabalho continua. “Existe um planejamento e um alinhamento a curto, médio e longo prazo, sendo uma determinação do governador Marcos Rocha, que iniciou justamente nesta gestão e estamos dando continuidade”.

Nivaldo Ferreira assumiu o comando do Corpo de Bombeiros em Rondônia em 21 de abril deste ano. O comandante acentua que o governador tem dado apoio nas ações pelo estado e também enfatizado a valorização dos profissionais.

“Neste ano, já tivemos a formação de 20 novos oficiais do Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares (CHOA), que fizeram um processo seletivo interno, realizando um curso de 10 meses, se tornando oficiais auxiliares. Assim como esse, outros cursos de formação estão acontecendo, além dos cursos de capacitação”, disse o comandante.

Ele ainda lembra que nunca houve grande quantidade de militares enviados para cursos de especialização em outros estados como está sendo feito hoje, para combate a incêndio florestal e combate a incêndio urbano, que nunca houve no Estado e hoje se tornou realidade.

OPERAÇÃO “VERDE RONDÔNIA”

Lançada em agosto deste ano, com objetivo de combater os focos de incêndios no Estado, a operação “Verde Rondônia” foi uma ação do Governo de Rondônia, desempenhada pelo Corpo de Bombeiros, e teve importantes resultados, que foram desde ocorrências diretas de combate a incêndios, com palestras educativas e de orientações, até a aplicação de até R$ 35 mil em multas, em apenas uma semana de trabalhos realizados.

A operação “Verde Rondônia” tem ações planejadas até o dia 25 de outubro, início do período chuvoso na região Amazônica. Até lá, o Corpo de Bombeiros mantém suas atividades em todas as regiões do estado com 20 municípios, sendo 15 com Organização Bombeiro Militar, além de Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Seringueiras e Alta Floresta do Oeste.

Mantém também sete bases para as brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nos distritos de Nova Dimensão, União Bandeirantes e Vila Samuel e nos municípios de Cujubim, Campo Novo de Rondônia, Seringueiras e Alta Floresta do Oeste.

OPERAÇÃO COVID-19

“Operação Prevenção” foi uma das ações de fiscalização feitas pelo CBMRO

O Corpo de Bombeiros esteve atuando nos 52 municípios de Rondônia durante a pandemia da covid-19, inclusive com o apoio do Grupo de Operações Aéreas (GOA), com serviços aeromédicos, com o transporte de mais de 100 pacientes para outros estados do Brasil. “Houve também a busca de imunizantes e a distribuição aos municípios, inclusive em aldeias indígenas, com áreas de difícil acesso, porém, os pilotos conseguiam pousar e deixar os imunizantes para serem aplicados, além da retirada de pacientes”, relata Nivaldo.

O comandante-geral do CBMRO também relatou as ações de drive-thru pelo Estado, com orientações junto à população e durante a pandemia, tendo atuações diretas durante todos os dias, inclusive em operações noturnas nos mais diversos pontos comerciais, restaurantes, bares e boates, com o apoio da Polícia Militar e outros órgãos de fiscalização estadual e municipal.

Desde dezembro de 2020, quando foram deflagradas as primeiras ações noturnas para enfrentamento a covid-19, 10.344 mil intervenções foram realizadas na capital. As operações eram denominadas conforme o nível de aplicação dos trabalhos, tais como “Fase 3”, “3ª Onda, “Decreto”, “Consciência”, “Restrição”, “Alerta”, “Emergência”, “Urgência” e por último, “Prevenção”. Com esta última, foram realizadas 78 ações fiscalizatórias desenvolvidas no Estado.

AGILIDADE

Na prestação de serviços à população, o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia é um dos mais eficientes do país. É o mais rápido, por exemplo, a emitir alvarás de construção, de acordo com um estudo do Banco Mundial (Bird). Em apenas 13 dias, o órgão libera uma licença, prazo três vezes menor que a média nacional, a partir da criação de um sistema que permite todo o projeto ser digital, sem necessidade de impressão. Análises de prédios com 500 metros quadrados (m²) a 600 m² em média, saem em questão de minutos.

Mais Sobre Rondônia

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Restaurantes de cinco municípios de Rondônia têm até 30 de novembro para credenciamento ao programa “Prato Fácil

Para expandir o atendimento do programa estadual “Prato Fácil”, com o fornecimento de refeições saudáveis, nutritivas e a baixo custo, o Governo de

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

Governo de Rondônia antecipa pagamento de salário do mês de novembro para o dia 26

O Governo de Rondônia anunciou ontem (27) véspera do Dia do Servidor Público, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

Seduc abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de arquitetos, engenheiros e desenhistas cadistas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), publicou na segunda-feira (25), o Edital nº 237/2021 refer