Segunda-feira, 30 de agosto de 2021 - 09h02
O Governo de Rondônia, por meio do
Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), intensificou as ações
de melhorias nas rodovias primárias (não pavimentadas) na região Sul do Estado.
Com uma equipe focada em realizar serviços de qualidade a 1ª Regional do DER,
localizada no município de Colorado do Oeste, é responsável por uma malha
viária de mais de 400 quilômetros de via não pavimentadas na região.
A RO-399, conhecida popularmente por rodovia
da Soja, entre o trevo da RO-370 (rodovia do boi) e o secador Garão é uma via
de grande importância para o fomento do setor produtivo na região, escoamento
de grãos e gado; recebeu uma atenção especial do DER.
Segundo o responsável pela 1ª Residência do
órgão, Nilson Honorato, a rodovia da Soja recebeu os serviços de reconformação
de plataforma (patrolamento), limpeza lateral, recomposição e revestimento
primário (encascalhamento).
“Os 85 quilômetros de extensão da rodovia
receberam melhorias e manutenção. Paralelo a rodovia estão diversas
propriedades rurais que a utilizam diariamente para o escoamento da produção e
transporte dos insumos. O Cone Sul hoje é uma das regiões mais importantes para
a economia do Estado, com uma ampla produção de grãos e pecuária”, comentou
Honorato.
O diretor-geral do DER, Elias Rezende, lembra
que a rodovia da soja possui uma situação que era alvo de críticas dos
motoristas que passavam pela via. “A famosa Serra do Bosco ou morro dos
Ermitas, tinha um problema crônico e o governador Marcos Rocha pediu que o
problema fosse solucionado. No local, os veículos pesados tinham
dificuldade para subirem a serra; por ser muito íngreme e possuir curvas
fechadas, os veículos precisavam de auxilio de tratores e outros meios de
reboque, principalmente no período chuvoso. De imediato com o programa “Gestão
na Estrada”, fiz questão de conhecer a realidade, indo na serra e verificando
as melhorias necessárias e hoje a serra já não causa tanto transtorno aos
nossos guerreiros caminhoneiros, que muitas vezes eram obrigados a dormir no
local, pois o caminhão não subia a serra”, disse Rezende.
A Serra do Bosco ou morro dos “Ermitas”
recebeu um novo traçado, melhorando a trafegabilidade.
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