Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Vereador Fogaça diz que 'golpe' da Ocimar Transportes levou Nazif a virar chacota da população



Porto Velho, RO - O vereador Everaldo Fogaça (PTB) disse na sessão ordinária de segunda-feira 28.09 que a atitude da Ocimar Transportes em não cumprir o contrato assinado com o Município foi um duro golpe na Prefeitura e agora o prefeito Mauro Nazif está sendo motivo de chacota pela população. Segundo o vereador, o prefeito precisa rever seu grupo de assessores.

Ele aproveitou o espaço para pedir oficialmente a exoneração do secretário de transportes, Carlos Guttemberg, e dos membros da CPL da Semad, responsáveis diretos pela contratação e o certame. “Se o prefeito Mauro quiser melhorar sua administração terá que exonera-los, mas se quiser sendo motivo de chacota, é só mantê-los no cargo”, comentou.

O segundo a falar, o vereador Márcio do Sitetuperon (PSB) disse que nem perdeu tempo no domingo para ir ver os ônibus da Ocimar Transportes circulando. “Eu sabia que ela não viria. Já sabia desde o começo que uma empresa picareta como essa não daria conta do recado. Deu no que deu. Agora quem vai pagar o pato são os trabalhadores e a população”, disse o ex-líder do prefeito.

Ao justificar sua tese, Márcio do Sitetuperon comentou um episódio ocorrido no sindicato, quando um representante da Ocimar Transportes chegou ao local e não tinha dinheiro sequer para tirar cópia dos documentos para fazer o cadastro dos trabalhadores. A cópia do documento ainda trazia o nome “Mossoró”, da cidade onde a empresa possui concessão e também vem “aplicando” no sistema.

Outro questionamento foi sobre a viagem feita por técnicos da CPL da Semad, e da Semtran ao Rio de Janeiro e Santa  Catarina, para visita de trabalho às bases da Ocimar Transportes. “Essa Ocimar é uma fraude e não possui nada. Logo, a viagem desses servidores também foi fraudulenta como a empresa que eles foram visitar. Vou pedir o ressarcimento das diárias pagas pelo Município a esses servidores”, disparou.

O vereador da oposição Eduardo Rodrigues (PV) foi mais comedido, mas não diminuiu o tom das críticas. Ao pedir desculpas ao grupo de trabalhadores do transporte público da capital que se faziam presentes no plenário. “Pela documentação que está em nossas mãos, percebe-se que a Ocimar Transporte é mais do que picareta. Aqui tem formação de quadrilha e falsidade ideológica. Se isso for adiante, vai sobrar cadeia para meio mundo de gente“, denunciou.

Eduardo considerou que o contrato da Ocimar Transportes foi o maior tombo que uma municipalidade já levou. E relembrou: “Se tivéssemos parado a licitação como foi sugerido, isso não teria acontecido. Mas eu e alguns companheiros fomos votos vencidos e tá aí o resultado. Temos agora que nos unir em prol da população e encontrar uma saída urgente para a questão do transporte público”, finalizou Eduardo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)