Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

VALVERDE: MMA se pronuncia nesta tarde sobre ocupação de Jirau



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) e o Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho reúnem-se nesta quarta-feira (15), às 18 horas, com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e a Secretária Executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra para tratarem das ações para por fim a situação de conflito entre os moradores da Flona Flona Bom Futuro que continuam acampados na entrada da Usina de Jirau.

Os ocupantes pedem a suspensão da operação do Ibama na Flona, que vem aplicando multas que somam R$ 30 milhões. Desde maio mais de 370 criadores de gado foram notificados a deixarem a Floresta Nacional do Bom Futuro, como não cumpriram a determinação, o Ibama vem aplicando as multas. 

Segundo o superintendente estadual do Ibama, César Luis da Silva está sendo cobrado R$ 1.500 por hectare. Mas, que a penalidade está sendo direciona aos grandes produtores que têm mais de 1200 cabeças de gado e áreas com mais de três mil hectares.

A grande questão envolvida neste imbróglio, é que o Ibama não reconhece o acordo feito pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rômulo José Fernandes Barreto Mello e o governador de Rondônia Ivo Cassol, que estabeleceu uma permuta entre parte de Bom Futuro por áreas de preservação estaduais.  A Flona tem 2.700 km² e 1.400 km² serão repassados a Rondônia, que usará uma parte para assentar as famílias e outra transformada em floresta estadual.  O restante seria reserva de proteção integral controlada pelo Ministério do Meio Ambiente e onde se encontra  atualmente os criadores de gado.

A retirada dos fazendeiros da área de conservação e a transferência das famílias para outra área ficou a cargo do governo do estado.

 Já prevendo os possíveis conflitos, o deputado Valverde em reunião com a ministra interina do MMA Izabela Teixeira, solicitou a formação de um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Casa Civil destinado justamente a acompanhar o cumprimento do acordo feito pelo Governo do Estado de Rondônia com o Governo Federal em relação à Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro. Nesta tarde, a Casa Civil vai apresentar os integrantes deste GT e quais as ações imediatas a serem tomadas.

Prejuízos_ Segundo a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina de Jirau, a ocupação tem impedido a troca de turnos da obra. São cerca de 800 funcionários que estão retidos no canteiro. Com a paralisação os prejuízos são grandes, pois a entrega da hidrelétrica pode não sair dentro do cronograma, que é em 2012 quando a primeira das 46 turbinas geradoras de energia está prevista para começar a operar. A UHE Jirau terá a capacidade de gerar 3.450 megawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 10 milhões de casas. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)