Quarta-feira, 15 de julho de 2009 - 11h18
O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) e o Prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho reúnem-se nesta quarta-feira (15), às 18 horas, com o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e a Secretária Executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra para tratarem das ações para por fim a situação de conflito entre os moradores da Flona Flona Bom Futuro que continuam acampados na entrada da Usina de Jirau.
Os ocupantes pedem a suspensão da operação do Ibama na Flona, que vem aplicando multas que somam R$ 30 milhões. Desde maio mais de 370 criadores de gado foram notificados a deixarem a Floresta Nacional do Bom Futuro, como não cumpriram a determinação, o Ibama vem aplicando as multas.
Segundo o superintendente estadual do Ibama, César Luis da Silva está sendo cobrado R$ 1.500 por hectare. Mas, que a penalidade está sendo direciona aos grandes produtores que têm mais de 1200 cabeças de gado e áreas com mais de três mil hectares.
A grande questão envolvida neste imbróglio, é que o Ibama não reconhece o acordo feito pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rômulo José Fernandes Barreto Mello e o governador de Rondônia Ivo Cassol, que estabeleceu uma permuta entre parte de Bom Futuro por áreas de preservação estaduais. A Flona tem 2.700 km² e 1.400 km² serão repassados a Rondônia, que usará uma parte para assentar as famílias e outra transformada em floresta estadual. O restante seria reserva de proteção integral controlada pelo Ministério do Meio Ambiente e onde se encontra atualmente os criadores de gado.
A retirada dos fazendeiros da área de conservação e a transferência das famílias para outra área ficou a cargo do governo do estado.
Já prevendo os possíveis conflitos, o deputado Valverde em reunião com a ministra interina do MMA Izabela Teixeira, solicitou a formação de um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Casa Civil destinado justamente a acompanhar o cumprimento do acordo feito pelo Governo do Estado de Rondônia com o Governo Federal em relação à Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro. Nesta tarde, a Casa Civil vai apresentar os integrantes deste GT e quais as ações imediatas a serem tomadas.
Prejuízos_ Segundo a Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina de Jirau, a ocupação tem impedido a troca de turnos da obra. São cerca de 800 funcionários que estão retidos no canteiro. Com a paralisação os prejuízos são grandes, pois a entrega da hidrelétrica pode não sair dentro do cronograma, que é em 2012 quando a primeira das 46 turbinas geradoras de energia está prevista para começar a operar. A UHE Jirau terá a capacidade de gerar 3.450 megawatts de energia, o que é suficiente para abastecer 10 milhões de casas.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026
Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc
Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)