Segunda-feira, 10 de agosto de 2009 - 18h47
Aproveitar as potencialidades de cada região e proporcionar educação direcionada permitirá que os jovens tenham oportunidades de ficarem em sua região e contribuir para seu desenvolvimento. Essa é a opinião do deputado federal Eduardo Valverde (PT/RO) que participa de audiência pública na sexta-feira (14), às 9h, no clube Credivale, no município de São Miguel do Guaporé, sobre a expansão do campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Com o campus, vários municípios ao longo da BR- 429 serão beneficiados, entre eles: Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Alvorada.
De acordo com Eduardo Valverde há uma previsão de que o campus fique pronto até o final de 2010. Mas informou que na audiência pública todas as dúvidas serão esclarecidas com o reitor da Unir, Professor José Januário.
A preocupação do parlamentar com o ensino superior é tanta, que anualmente tem contribuído com recursos de emendas para a Unir visando a construção de campus, modernização e recuperação da infra-estrutura física das instituições de ensino superior e equipamentos. Foram destinados no total R$ 1milhão 50 mil.
Além de ajuda financeira o deputado Valverde é autor do Projeto de Lei nº 2188/2007 que cria a Fundação Universidade Federal do Vale do Guaporé. Segundo o parlamentar em uma região onde as instituições de ensino superior não conseguem atender à demanda, é necessário se ampliar a universidade pública. Esse projeto é uma clara demonstração de compromisso com o desenvolvimento da Região do Centro Oeste de Rondônia, disse.
Conforme Valverde a região do Vale do Guaporé e seu entorno têm a sua economia assentada numa malha rodoviária acessível às demais regiões. E, a expansão do ensino universitário público na região central de Rondônia desempenhará a função, no contexto regional, de um verdadeiro laboratório difusor de experiências da agroecologia e de desenvolvimento sustentável, em especial voltado para as populações tradicionais indígenas diversas, comunidades quilombolas e seringueiros.
Outro aspecto singular da região central de Rondônia segundo o deputado o fato da fronteira com a Bolívia, o que lhe confere características econômicas, sociais, políticas e culturais que exigem atenção especial do ponto de vista científico e acadêmico, considerando-se que os espaços fronteiriços são áreas privilegiadas para estudos sistematizados que contemplem a diversidade cultural.
Fonte: João Leandro
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero
A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)