Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Valverde: Área de livre comércio de Guajará-Mirim será mantida



Em audiência pública com a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim, o deputado Eduardo Valverde (PT/RO) confirmou a manutenção da área de livre comércio de Guajará.

Segundo Valverde o “boato” de que haveria uma transferência da área de livre comércio de Guajará-Mirim para Porto Velho é uma informação sem fundamento. Isto porque lembrou o parlamentar, as áreas são implantadas mediante lei e nas regiões com menor dinamismo econômico.

A área de Guajará-Mirim foi criada em 1995 com o objetivo de importar produtos acabados e bens de capital para processar produtos da floresta, visando motivar atividade econômica sustentável em um território ocupado por 95 % de unidades de conservação. A criação também se deu por toda a região amazônica, porém nenhuma delas alcançou níveis adequados de desenvolvimento humano e econômico.

Embora o parlamentar defenda a manutenção dessas áreas, ele frisou à necessidade de repensar o modelo e a política de estimulo atualmente existente, por isso, solicitou audiência pública na Comissão da Amazônia para tratar o tema e ainda, para tratar da criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Guajará-Mirim.

Valverde é autor do Projeto de Lei 5387/09 que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Guajará-Mirim.

A proposição prevê que serão enquadradas como ZPE, as áreas especialmente destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Com essa medida, as empresas que gozem de um regime aduaneiro e cambial especial, terão facilidades administrativas e tributárias.

O parlamentar ressaltou ainda, que são objetivos das ZPE: a redução dos desequilíbrios regionais, o fortalecimento do balanço de pagamentos, a promoção da difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Valverde com o protocolo firmado recentemente entre Brasil e o Governo Boliviano para a construção da ponte bi-nacional entre Guayaramerin (Departamento de Beni, Bolívia) e o município de Guajará-Mirim-RO voltado a escoar a produção boliviana pela BR- 425 até sua interseção com a BR 364, a criação de ZPE na região será fundamental, tanto no aspecto logístico, em face de acesso às vias de integração regional em curso, como alternativa econômica para viabilizar o desenvolvimento compatível com a realidade ambiental da região.

“Quero tranqüilizar o povo de Guajará-Mirim, a associação comercial que essa informação que circulou nas rádios e na imprensa local não se fundamenta” e que pelo contrário, tem previsão da criação de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que impulsionará a economia local.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)