Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Uveron reúne entidades para formalização do Comitê da Agenda Criança Amazônia


 

A direção da União de Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron) realizou na tarde de segunda-feira, 22, a segunda reunião preparatória do Comitê da Agenda Criança Amazônia.

 A presidente da Uveron, Val Ferreira, que é a Articuladora Estadual da Agenda, e a vice-presidente da Uveron, Elizete Nascimento, fizeram a leitura da ata da primeira reunião e explicaram aos representantes das entidades presentes sobre a necessidade de indicação de membros titulares e suplentes para compor o Comitê e que serão nomeados em decreto a ser assinado pelo Governador Ivo Cassol, ato que oficializará a implantação do Comitê da Agenda da Criança Amazônia. 

Aos representantes das entidades que estavam presentes pela primeira vez, Val Ferreira explicou os objetivos da Agenda Criança Amazônia, um compromisso feito pelos nove governadores da Amazônia Legal junto ao Unicef (Fundo das Nações Unidas de Apoio à Criança), para priorizar a criança e o adolescente nas políticas públicas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, entre outras.

Elizete Nascimento explicou que a Agenda tem como pano de fundo os Oito Objetivos do Milênio. Segundo ela, o Comitê terá composição paritária, com o mesmo número de representantes de entidades governamentais e organismos da sociedade civil. Também adiantou que a atuação do Comitê será determinada pelo colegiado dos representantes que poderão trabalhar divididos em grupos temáticos.
 A articuladora da Agenda Criança Amazônia também informou que a instalação oficial do Comitê com a nomeação dos membros titulares será feita em solenidade que terá a presença do Governador Ivo Cassol e do coordenador do Escritório do Unicef em Manaus, Halim Girade.

Após a instalação oficial, o Unicef também vai capacitar membros da Justiça e do Ministério Público que vão atuar em apoio ao funcionamento do Comitê.

Estiveram presentes à reunião os representantes do IBGE, Secel, Sesc, Seagri, Seas, Sedam, Sesi, Sejus, Sesau, Gabinete do Governador, Faculdade São Lucas, Tribunal de Justiça, Associação de Notários e Registradores, Faculdade Faro, Seplan, Banco de Leite Santa Ágata, Seduc, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Assistência Social, Conselho Estadual de Educação e Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil.

O Comitê da Agenda Criança Amazônia terá atuação em âmbito estadual e os municípios que priorizarem as ações destinadas às crianças estarão concorrendo a um Selo Município Aprovado pelo Unicef.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)