Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Prefeitura sugere agenda de audiências


O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e o superintendente do Ibama em Rondônia, Osvaldo Pitaluga, seguem para Brasília (DF)  terça-feira (10) com a finalidade de agendarem as audiências públicas que vão debater com a sociedade os impactos ambientais, econômicos e sociais por ocasião da construção das Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira.

A sugestão da prefeitura e do Ibama, definidas  segunda-feira (9) é que sejam realizadas duas grandes audiências na primeira quinzena de novembro – uma em Jaci-Paraná, a 90 KM da capital e outra em Porto Velho. Na primeira, vão reunir os moradores de Jaci, Mutum-Paraná e região, que serão afetados diretamente com a construção das hidrelétricas. Em Porto Velho, o debate vai ser com todos os segmentos sociais, como empresários e ONG.

Roberto explicou que o objetivo das audiências é apresentar a toda sociedade os estudos de impactos e exigir medidas compensatórias em todos os sentidos. Ele disse que a prefeitura já tem alguns pontos definidos, como a valorização (contratação) de mão-de-obra local; que os ribeirinhos sejam mantidos em suas localidades e em melhores condições; que o Governo Federal abra linha de crédito diferenciada e possibilite condições do empresariado se preparar para as demandas; verbas para melhoria nos serviços de drenagem, asfalto, água tratada, moradia e para fortalecer o atendimento dos serviços de saúde, até mesmo com a construção de hospitais.

O prefeito adiantou que já existem conversações bastante avançadas com o Governo Federal no sentido de garantir recursos ao município para atender suas necessidades. Roberto também informou que o município tem prazo até o final de dezembro para realizar as audiências públicas.

De acordo com Pitaluga, todos os trâmites previstos para a construção das hidrelétricas do Madeira estão dentro do cronograma estabelecido pelo Governo Federal e que não há um só dia de atraso.


Fonte: ASCOM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)