Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

USINAS DO MADEIRA: Ativistas denunciam queda em arrecadação municipal


 

Resolução altera a Tarifa Atualizada de Referencia (TAR), reduzindo em 30% a compensação recebida pela Prefeitura de Porto Velho

Realizada na tarde da última sexta-feira (28) na sala de reuniu da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), USINAS DO MADEIRA:  Ativistas denunciam queda em arrecadação municipal - Gente de Opiniãoo encontro provocado pelo vereador Professor Aleks Palitot junto a Secretarias Municipais (Sempla e Semur) teve como objetivo possibilitar o diálogo entre ativistas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) com secretários e assessores.

No dia 04 de abril, coordenadores do MAB procuraram o vereador para solicitar apoio na formulação e apresentação de leis no âmbito municipal para nortear a destinação de compensações por utilização dos recursos hídricos das usinas do Madeira repassados pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e que atualmente não possuem destinação especifica.

Diante a situação o vereador se comprometeu em organizar um encontro com secretários e vereadores para apresentar a pauta. De acordo com os ativistas de janeira à março o município de Porto Velho perdeu 28% dos chamados royalties gerados pelas Usinas do Madeira. Serão R$ 16 milhões a menos por, obedecendo os critérios da Resolução da ANEEL Nº. 2.177 aprovada no final de novembro e em vigor desde o início do ano, alertam os Coordenadores do MAB.

“Não se trata de remanejamento de recursos para outro fim social, mas simplesmente os consórcios deixarão de repassar esse valor que acabará se convertendo em lucro para as multinacionais, quando casas referentes ao cumprimento das compensações não foram entregues as comunidades atingidas, o que resultou em autuação da ESBR pelo Ministério Público”, relata João Marcos Dutra do MAB.

Para Palitot, a sua tranquilidade é saber que a escolha do prefeito para a pasta da Semur foi feita não em critérios políticos, mas sim pelo conhecimento técnico, dando sequência ao trabalho que já vinha de outra gestão.

“Os critérios para a entrega das casas continuam sendo itens como a renda e a vulnerabilidade, dentre outros. São 7.200 dossiês que iremos conduzir com transparência”, ressalta a secretária Márcia Cristina Luna.

De acordo com Kelvim Nobre da Silva, um dos coordenadores do MAB em Rondônia, “é necessário que se crie leis que destine parte dos recursos para a elaboração e implementação dos planos de reestruturação e desenvolvimento das comunidades atingidas pelos impactos das hidrelétricas”, explica, “só desta forma se poderá fazer justiça a estas famílias atingidas”.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)