Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Treinamento do Sipam auxiliará fiscalização em terras indígenas


    
Sinal dos novos tempos, hoje a utilização de dados geográficos digitais já é realidade e pode trazer melhorias até mesmo às terras indígenas de Rondônia. Pelo menos, foi com essa intenção que oito funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dois estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) participaram de uma semana de treinamento no Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho. "Hoje todo mundo tem a obrigação de trabalhar com o computador e quando sentimos falta de alguma capacitação para isso, é ótimo poder contar com parcerias, como a do Sipam", diz Francisco Fernandes Cardoso, chefe de posto da Funai em Guajará-Mirim.

No curso, a turma aprendeu a lidar com os programas (softwares) Terraview e TerraSig que, segundo Ernesto da Silva Filho, analista do Sipam responsável pelo treinamento, podem ser utilizados desde o planejamento até para impressão de mapas para uso em missões. "O banco de dados traz a localização de aldeias, rodovias, rios, entre outros, que, colocados sobre imagens de satélite, são ótimas ferramentas para o trabalho da Funai", explica Ernesto. Além de receber as informações que já constam no banco de dados do Sipam, os funcionários da Funai poderão fazer atualizações e passar para o computador aquilo que já têm no papel.

Ainda sob impacto da novidade, o administrador Paulo Tobias afirmou que irá exercitar o uso da ferramenta, mas já vê futuras aplicações práticas. "Com certeza será de grande valia para a fiscalização", relata.

Além das informações geográficas, o Sipam já tem parceria com a Funai para viabilizar a comunicação  com as terras indígenas. Somente em Rondônia, o Sipam mantém mais de dez terminais de comunicação por voz via satélite, conhecidos como VSAT, em aldeias. Tecnologia que tira as etnias do isolamento, permitindo contato com qualquer número de telefone.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)