Quinta-feira, 16 de julho de 2009 - 20h51
Roberto Sobrinho e Emerson Castro, respectivamente, prefeito e vice-prefeito da capital de Rondônia tiveram pedido de suspensão dos efeitos do acórdão, que os impediu de receberem quitação eleitoral até 2011, indeferido nesta terça (14).
O Juiz Francisco Reginaldo Joca foi quem decidiu o pedido liminar. Entendeu que não estavam presentes elementos de urgência que justificassem o deferimento imediato.
No mandado de segurança, Sobrinho e Castro alegaram que houve falhas processuais: intempestividade do recurso; não foi garantido ao vice-prefeito Emerson Castro o direito de defesa; e o recurso do Órgão Ministerial é incabível para o caso. Argumentaram ainda que a decisão de rejeição de contas foi ilegal, pois é permitido o pagamento de contas de campanha mesmo após as eleições.
Pediram ao final a reforma do acórdão do TRE rondoniense, com a conseqüente aprovação das contas dos impetrantes.
O argumento que trouxeram para a necessidade da liminar foi o de que a demora na decisão de mérito pela Corte ensejaria dano irreparável, consistente na impossibilidade de participarem das próximas eleições.
"Não há risco de prejuízo, ou ineficácia da medida, caso concedida a ordem ao final", decidiu o Juiz Joca. Adiante completou: "Isto porque, as próximas eleições somente ocorrerão no ano vindouro, e as convenções para escolha de candidatos se realizarão a partir de 10 de junho de 2010".
Os atos seguintes a essa decisão serão a notificação da autoridade coatora para, querendo, prestar informações e parecer do Procurador Regional Eleitoral. Em seguida, o processo será apresentado pelo relator para julgamento em plenário.
Fonte: Ascom
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes