Quinta-feira, 6 de agosto de 2009 - 19h35
Atendendo determinação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, uma comissão formada pelo Diretor Geral do Tribunal (Hedson Matsusuke Tatibana) e mais dois assessores (Ítalo Cidin e Edirlei de Souza) estiveram no Distrito de Extrema nesta quarta (5) para dialogar com a população da Ponta do Abunã.
O objetivo do deslocamento ao local, onde a BR 364 está bloqueada (360 km do centro urbano de Porto Velho), foi atender ao pedido dos manifestantes, que exigiam a presença de representantes do TRE. Hedson Tatitaba levou a mensagem do presidente do Tribunal, que entende pertinente a reivindicação da população. É tanto que o Tribunal de Rondônia até já aprovou em 2007 a realização da consulta plebiscitária, disse.
O Diretor Geral apresentou detalhadamente a um grupo composto por 6 integrantes do movimento a situação jurídica e política do processo sobre a emancipação da região formada pelos Distritos de Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.
Numa conversa bastante tranqüila, afirmou que o TRE só está aguardando a decisão do TSE para realizar o plebiscito, caso o entendimento do Tribunal Superior seja também favorável. Se disser que sim, o Tribunal deflagrará um processo de consulta à população, que dirá se aceita ou não a criação do município de Extrema de Rondônia, esclareceu.
O recurso no TSE já se encontra com parecer da Procuradoria Geral Eleitoral, e foi para as mãos do relator, ministro Fernando Gonçalves, no último dia 20/07.
Como forma de agilizar o processo, foi sugerido aos manifestantes que procurassem os Senadores e Deputados Federais do Estado, representantes do povo em Brasília, para fazerem contato direto com o ministro para julgamento do recurso. (Recurso Especial Eleitoral n. 28560).
Alternativamente, o Diretor afirmou que a situação pode ser resolvida com a aprovação do Projeto de Lei Complementar Federal n. 98/2002, que trata dos procedimentos de autorização para a criação de novos municípios no Brasil. O projeto já foi aprovado no Senado e está pendente de votação na Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado.
A comissão deixou bem claro que o TRE está de portas abertas para conversa e solução de problemas que estão na esfera legal de sua competência. Foi entregue às lideranças um documento com todos os trâmites do processo no TRE e TSE. Receberam também uma nota do Tribunal Regional de esclarecimento da situação.
Fonte: Ascom/TRE
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes