Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE declara inelegibilidade de ex-prefeito que se autopromoveu com fotos em jornal


 
TRE declara inelegibilidade de ex-prefeito que  se autopromoveu com fotos em jornal pago com verba pública
 

O ex-prefeito declarado inelegível foi Volmir Matt, de São Felipe do Oeste. A decisão do juízo da 19ª Zona Eleitoral foi reformada pelo TRE de Rondônia nesta quinta (31), no recurso eleitoral apresentado pelo Ministério Público.

Alegou o Órgão Ministerial que o ex-prefeito utilizou, durante o pleito eleitoral de 2008, oportunidade em que também era candidato à reeleição, de recurso público na confecção de material publicitário onde constava sua foto, o que caracterizou abuso de poder político.

Volmir rebateu os argumentos dizendo que o material distribuído não tinha qualquer finalidade de promoção política.

Primeiro a relatora do processo, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, analisou a existência da conduta. “Resta inconteste que Volmir Matt, valendo-se da condição de prefeito do município de São Felipe D’Oeste, confeccionou e distribuiu calendários com sua imagem acompanhado da família e, também, autorizou a confecção de informativos, pagos com verbas públicas, destinadas a dar publicidade às obras e feitos realizados por aquela prefeitura”, sustentou.

Na segunda parte, passou à análise da potencialidade da conduta influenciar no resultado do pleito. O convencimento da desembargadora foi de que a propagação de imagem da forma utilizada por Volmir tem sim poder de influenciar na vontade do eleitor, principalmente em razão da tiragem do informativo ter sido de 4000 exemplares.

A relatora disse não ser possível extrair do material nenhum caráter educativo, informativo ou de orientação social, como determina a Constituição Federal. “O que se verifica é um conjunto de fotos nas quais Valmir Matt aparece ao lado de autoridades”, frisou a desembargadora.

Outro ponto importante analisado nos autos foi a proximidade do número de eleitores em São Felipe com o número de exemplares do informativo distribuídos. No município há 5031 eleitores. Já a tiragem de jornais foi de 4000, ou seja, um montante que abarca quase 80% das pessoas aptas ao exercício do voto.

Como Valmir Matt não foi eleito, os demais membros do Tribunal acompanharam o voto da relatora no sentido de declará-lo inelegível para as eleições que ocorrem nos 3 anos subseqüentes ao pleito de 2008 e aplicar-lhe uma multa de 5000 UFIR (arts. 73, §4º, da Lei n. 9504/97, e 1º, I, “d”, e 22, XIV, da LC n. 64/90).

Caso tivesse sido eleito, estaria sujeito à cassação do registro ou do diploma (art. 73, §5º, Lei n. 9504/97).

Fonte: Ascom TRERO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade

Nota de Repudio à falta de decoro da vereadora Sofia Andrade

O Coletivo Estadual das Mulheres do PT em Rondônia, vem a público repudiar veementemente a fala da vereadora Sofia Andrade de Porto Velho, através d

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)