Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 09h52
Foi aprovada durante a sessão administrativa de terça-feira (30) no Tribunal Superior Eleitoral a implantação do projeto TÍTULO NET, que permite aos eleitores solicitar o título eleitoral por meio da internet.
Rondônia e mais os Estados do Paraná, Paraíba e São Paulo e o Distrito Federal farão parte dessa primeira etapa de implantação que ocorrerá agora em julho/09. Rondônia será o primeiro do grupo. A data marcada para ativação do sistema no Estado é 6 de julho/09. Na segunda etapa, o projeto será estendido para todas as demais unidades da federação.
A escolha de Rondônia foi em razão da existência de um Grupo de Estudos do Cadastro Eleitoral Regional (GESCADE-RO) criado pela Corregedora Eleitoral, Desembargadora Ivanira Feitosa Borges.
O TÍTULO NET já foi testado em caráter experimental pelo TRE-DF em 2008 com o intuito de atender a necessidade de agilizar o atendimento aos eleitores.
Além de fazer o alistamento eleitoral, os interessados poderão realizar transferência do título, revisão eleitoral e emitir boleto de multas.
COMO FUNCIONARÁ
Depois de fazer o cadastro na internet, o eleitor deve comparecer com documentos de identidade e comprovante de residência para efetivar o cadastro junto à Justiça Eleitoral no prazo de cinco dias úteis.
Se for o caso de transferência e o eleitor não tiver votado e nem justificado, terá que apresentar também o comprovante de pagamento de multa. Para esses casos, a guia de pagamento da multa estará disponível automaticamente ao fim do preenchimento do cadastro.
VANTAGENS
Segundo Julceir Ramos, Técnico de informática do TRE rondoniense e membro do Grupo de Estudo do Cadastro Eleitoral do TSE - GESCADE-TSE, o TÍTULO NET dará maior comodidade ao eleitor, pois será atendido, com data e hora marcada, além de o processo ser mais confiável pelo fato de ser o próprio requerente que preencherá os dados, restando ao funcionário do cartório apenas conferir os documentos apresentados com as informações registradas pelo eleitor.
Para Edgard Manoel, Assessor da Corregedoria e Supervisor do GESCADE-RO, outra vantagem será a possibilidade do eleitor escolher o local de votação mais próximo de sua residência e que tem vaga disponível. Ao digitar o CEP, automaticamente aparecerão as opções de seções na localidade disponíveis ao eleitor.
O Assessor acrescentou ainda que a existência de outras restrições cadastrais ao requerimento da operação impedirá a utilização do serviço, devendo o eleitor procurar o respectivo cartório eleitoral para necessária regularização, portando, além do título eleitoral, quando o possuir, documentos que comprovem sua identidade e o domicílio eleitoral.
A proposta do TÍTULO NET foi aprovada por unanimidade pelos ministros do TSE. O presidente, ministro Carlos Ayres Britto manifestou sua adesão à proposta e afirmou que as possibilidades da internet se colocam a serviço do aperfeiçoamento da Justiça Eleitoral.
Fonte: Ascom/TRERO
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)