Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJRO recebe mais 500 ações de usucapião na capital


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, recebeu nesta quarta-feira mais 500 ações de usucapião propostas pela Defensoria Pública do Estado, por meio de convênio com a prefeitura da capital, para regularizar imóveis ocupados há anos e que necessitam de julgamento do Judiciário para que seja possível a regularização fundiária, com a entrega da escritura pública por meio de programa municipal. Essas 500 ações judiciais serão distribuídas para julgamento nas 10 varas cíveis da Comarca de Porto Velho.

Segundo o prefeito Roberto Sobrinho, ao todo, desde o início deste programa da prefeitura, cerca de 1.750 ações desse tipo foram ajuízadas na Justiça estadual. O objetivo é ampliar o número de famílias atendidas com a escrituração dos imóveis, que já é de mais de 23 mil. Também participaram da reunião o corregedor-geral da Justiça, desembargador Miguel Monico Neto, o defensor público Marcus Edson de Lima, o secretário municipal de regularização fundiária, Ian Kleber; os juízes Edenir Albuquerque e Rinaldo Forti, entre outras autoridades.

Para o presidente do TJRO, a ação é essencial para resolução da questão fundiária na capital. O desembargador discutiu a possibilidade de assinatura de convênio com a prefeitura para agilizar a distribuição dos processos, diante das limitações de recursos humanos do Judiciário. Procuradoria do Município e o Tribunal de Justiça discutirão a formalização de um acordo neste sentido.

Para o corregedor, as escrituras públicass representam grande retorno social, pois possibilitam que os proprietários tenham mais segurança jurídica, com a possibilidade de fazer financiamentos ou construções nesses imóveis.

Fonte: TJRO

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

Assembleia Legislativa aprova LDO que orientará o orçamento de Rondônia para 2027

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1.376/2026, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exe

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)