Terça-feira, 12 de maio de 2009 - 17h27
"Trabalho com prazer sabendo que vou ter meu dinheirinho no final do mês, minha pena vai ser diminuída e a sociedade vai me aceitar melhor", frase do apenado Odair José de Souza Reis.
"Uma grande caminhada começa com o primeiro passo. Trabalho é questão de dignidade. Precisamos ajudar o preso a reconstruir sua vida". A manifestação foi da presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que falou para aproximadamente 70 apenados do regime semi aberto que trabalharão para a prefeitura de Porto Velho. A oportunidade de trabalho surgiu a partir de convênio firmado entre a Emdur - Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e o Tribunal de Justiça, para a utilização de mão de obra carcerária na fabricação de artefatos de concreto, limpeza de ruas, entre outras atividades. A solenidade aconteceu no auditório do edifício-sede do TJ/RO.
A desembargadora fez um paralelo entre a assinatura do convênio e a a campanha institucional "Começar de Novo", encabeçada pelo Conselho Nacional de Justiça, destinada a sensibilizar a população para a necessidade de recolocação, no mercado de trabalho e na sociedade, dos presos libertados após o cumprimento de penas. "Nosso Tribunal tem apoiado incondicionalmente esta campanha", afirmou.
Para o juiz Sérgio William Domingues Teixeira, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Porto Velho, a ampliação do convênio é a concretização do que é previsto em lei. "A ampliação do convênio representa a prática do discurso da ressocialização que ficava só na teoria". Ainda de acordo com o magistrado, Rondônia possui atualmente cerca de cinco mil presos.
O magistrado lembrou do projeto Ressoar - Resgate Social do Apenado em Rondônia, que acontece anualmente no Estado por iniciativa do Poder Judiciário. "Durante o mutirão, os presos são atendidos individualmente e têm todas as suas dúvidas sanadas e benefícios atualizados".
Para Odair José de Souza Reis, que cumpre pena em regime semi-aberto, a oportunidade de sair da prisão em breve e poder mostrar que trabalhou com dignidade durante o tempo em que esteve lá é extremamente importante. "Tenho esposa e filho pra sustentar. Trabalho com prazer sabendo que vou ter meu dinheirinho no final do mês, minha pena vai ser diminuída e a sociedade vai me aceitar melhor pois vou ter como provar que trabalhei", desabafou.
Diversas autoridades também participaram da assinatura do convênio, entre elas, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, o idealizador do projeto, diretor presidente da Emdur, Mário Sérgio Teixeira, o deputado Euclides Maciel, representando o Poder Legislativo e o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Justiça, Gabriel Tomasete. Magistrados, vereadores, secretários municipais e servidores do Judiciário e da prefeitura também acompanharam a cerimônia.
Fonte: Ascom/TJ RO
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia
O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia
Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari
Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)